Feira de Negócios encerra atividades da primeira turma catarinense do programa de crescimento 10x PMEs, da IXL Center
Transformar um fragmento de ideia em um novo negócio ou serviço inovador é o principal objetivo do 10x PMEs, programa de crescimento da consultoria global IXL Center, sediada em Boston. A primeira turma em Santa Catarina apresentou os resultados obtidos durante os cinco meses de aceleração nessa quinta-feira (6) durante feira de negócios no Centro de Inovação ACATE — Primavera, em Florianópolis (SC).
Em março deste ano a ACATE assinou em parceria com a ACIF e a Raupp X um acordo para lançar um escritório em Boston e promover ações para incentivar a internacionalização de empresas catarinenses de tecnologia. Uma das iniciativas foi promover pela primeira vez no Brasil o Programa 10x, que teve a ACATE e ACIF como parceiras e correalizadoras da primeira edição, na qual participaram 12 empresas.
Uma das equipes participantes foi da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), com o projeto Rede de Link Labs. A ideia do grupo era criar novas unidades do programa de inovação aberta integradas em rede, alinhadas às necessidades da ACATE e do ecossistema de tecnologia do Estado. A iniciativa foi a que mais captou recursos da turma — segundo o diretor executivo da ACATE, Gabriel Sant’Ana, já há mais de R$ 2 milhões para a próxima unidade do Link Lab, que já está confirmada em São José, na Grande Florianópolis.
O DOT Digital Group desenvolveu dois projetos: um game de capacitação em formato de RPG chamado My Kingdom, que outras empresas podem adquirir e customizar como desejarem; e a plataforma de aprendizagem Studio, que quer melhorar a experiência de quem faz cursos de educação à distância, funcionando também em tablets e smartphones.
Outro case de tecnologia para a educação foi o da Teltec, que criou aulas de português, ciências, geografia e matemática dentro da plataforma Minecraft, da Microsoft. “Desenvolvemos esse método ao perceber um gap entre os métodos tradicionais de educação e o que os nativos digitais querem, impulsionando a aprendizagem pelo uso da tecnologia”, explicou David Silva, head de inovação da empresa.
Segundo Gustavo Zevallos, CEO da IXL no Brasil, o que os participantes aprendem durante o programa 10x PMEs pode ser levado para toda a vida, como informações sobre modelos de inovação e processos. “As empresas foram muito bem sucedidas no desenvolvimento da ideia e obtenção de intenções de compra e parcerias, com soluções bem desenhadas”, destacou.
Para os workshops mensais os times contaram com a presença no Brasil do próprio Hitendra Pattel, CEO do IXL Center. Os participantes do programa também tiveram a oportunidade de realizar a prova do Global Innovation Management Institute (GIMI), para obtenção do certificado do nível 1 em gestão da inovação.
Ainda como parte do programa, as empresas tiveram a oportunidade de explorar novos mercados fora do Brasil com especialistas da Boston Innovation Gateway, unidade de negócios da IXL Center que tem como foco o auxílio na internacionalização de empresas. Segundo Manuel Mendes, diretor executivo da IXL Center que fica baseado em Boston, as empresas OSTEC e Visto Sistemas já estão realizando os estudos e preparativos necessários para ingressar no mercado norte-americano. “Mais de 80% dos clientes que atendemos a nível global tem os EUA como primeiro mercado de destino, não só pela questão de tamanho e vantagem cambial no caso da exportação, mas também por questões intangíveis como a valorização da marca no país de origem, acesso a financiamento com taxas mais competitivas e a centros de inovação e excelência”, diz.
Participaram ainda do programa a Associação Catarinense de Medicina (ACM), Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), Biocal Burntech, Brognoli Negócios Imobiliários, DOT Digital Group, Flex Relacionamentos Inteligentes, Ostec Business Security, QUAY Sistemas e Portais, Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, TEKOA, Teltec Solutions e Visto Sistemas.
Mais informações sobre o 10x PMEs podem ser conferidas neste vídeo.