Ferramenta ajuda empresários a escolher melhor lugar para estruturar negócio
A decisão de empreender um novo negócio é complicada e depende de uma série de fatores, como o ramo de atuação, o investimento necessário e até mesmo a localização da empresa. Neste último quesito, porém, potenciais empresários e donos de pequenos negócios foram contemplados por uma ferramenta inovadora que ajuda essas pessoas a tomarem a decisão com base em informações geográficas em mapas na web: o Mapa de Negócios.
A decisão de empreender um novo negócio é complicada e depende de uma série de fatores, como o ramo de atuação, o investimento necessário e até mesmo a localização da empresa. Neste último quesito, porém, potenciais empresários e donos de pequenos negócios foram contemplados por uma ferramenta inovadora que ajuda essas pessoas a tomarem a decisão com base em informações geográficas em mapas na web: o Mapa de Negócios.
O dispositivo online foi criado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) de São Paulo. Por meio dele, o empreendedor poderá ter acesso a dados como distribuição geográfica de potenciais clientes, fornecedores e concorrentes, além da melhor localização para o negócio. Para tanto, são cruzados dados de órgãos oficiais, como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Receita Federal, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e o Simples Nacional.
O Sebrae também desenvolve uma versão mais avançada da ferramenta. A versão premium trará informações detalhadas como o faturamento médio de cada setor, número de funcionários das empresas, mapa demográfico e perfil sócio-econômico da população.
Para conferir o Mapa de Negócios, acesse este link.
(Agência Gestão CT&I, com informações da Agência Sebrae)