FIESC promove indústria catarinense junto a câmaras italianas
O Programa de Internacionalização da Indústria Catarinense, iniciativa da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), foi apresentado pelo presidente da entidade, Glauco José Côrte, a diretores da Unioncamere, que representa 120 câmaras italianas de comércio, indústria, artesanato e agricultura.
O Programa de Internacionalização da Indústria Catarinense, iniciativa da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), foi apresentado pelo presidente da entidade, Glauco José Côrte, a diretores da Unioncamere, que representa 120 câmaras italianas de comércio, indústria, artesanato e agricultura. Em encontro realizado em Roma nesta quarta-feira (20), com os diretores da Unioncamere Carlos Spagnoli (de Promoção) e Marco Pozzoli (de Câmaras no Exterior), Côrte explicou que o programa tem o objetivo de estimular a inserção das companhias catarinenses no mercado global, incluindo as micro, pequenas e médias empresas. No encontro ficou acertada a realização de evento de cooperação empresarial no setor náutico em Santa Catarina, no próximo ano.
Segundo Côrte, o programa de internacionalização prepara as empresas para o mercado mundial, por meio de ações como diagnóstico, treinamento, criação e execução de um plano de ação, com a assessoria de profissionais especializados.
A Unioncamere é o organismo público que reúne e representa institucionalmente as câmaras italianas. Fundada em 1901, constrói e gerencia serviços e atividades de interesse para as Câmaras do Comércio e categorias econômicas. A entidade também tem um programa de internacionalização das empresas daquele país.
Glauco José Côrte participa de uma comitiva de lideranças catarinenses que cumpre agenda na capital italiana e no Vaticano. O grupo, formado também pelo vice-governador Eduardo Pinho Moreira, pelo presidente da Assembleia Legislativa, Joares Ponticelli, pelo presidente da Federação das Câmaras dos Dirigentes Lojistas (FCDL/SC), Sérgio Medeiros, e pelo deputado Padre Pedro, participou de encontros com parlamentares da Itália. Na Câmara dos Deputados, o presidente da FIESC recebeu uma homenagem. Na Santa Sé, a comitiva participou de audiência com o Papa Francisco, apoiando a causa da canonização da beata Albertina Berkenbrock. Também participou de almoço com o embaixador do Brasil no Vaticano, Denis de Souza Pinto.