Finep faz Jornada pela Inovação
Foi dada a largada para a Jornada pela Inovação, iniciativa da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/MCT) que tem como finalidade a inserção do tema na agenda do poder legislativo federal. O primeiro debate, de um total de oito que deverão acontecer até o final do ano no Senado Federal, foi conduzido pelo presidente da Finep, Glauco Arbix. Em palestra no dia 25 de maio, ele falou dos desafios da área no Brasil.
Foi dada a largada para a Jornada pela Inovação, iniciativa da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/MCT) que tem como finalidade a inserção do tema na agenda do poder legislativo federal. O primeiro debate, de um total de oito que deverão acontecer até o final do ano no Senado Federal, foi conduzido pelo presidente da Finep, Glauco Arbix. Em palestra no dia 25 de maio, ele falou dos desafios da área no Brasil. A próxima audiência, no dia 29 de junho, terá como tema a “Inovação e Tecnologias da Informação e Comunicação”.
As propostas da Jornada pela Inovação somam-se agora à Frente Parlamentar da Pesquisa e Inovação (FPPI). Lançada na última quarta-feira (15), a FPPI é uma associação suprapartidária formada por 200 parlamentares. A Frente organiza a agenda legislativa da pesquisa e da inovação e busca promover e intervir no desenvolvimento de políticas públicas para fortalecer a pesquisa e intensificar o desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil.
Os outros debates da Jornada da Inovação vão abordar tópicos em áreas estratégicas para o desenvolvimento do País. Serão convidados para as exposições especialistas da academia, da Finep e do governo, além de representantes de ministérios que tenham ligação com o tema em questão.
Para que isso se torne possível, uma das medidas que vêm sendo defendidas pelo Ministério da Ciência e Tecnologia é a transformação da Financiadora em um Banco Nacional da Inovação, de forma que ela possa ser capitalizada. Outra mudança passa pela construção de um novo marco legal e regulatório para a área de ciência, tecnologia e inovação. “Este é um tema que compete ao Congresso Nacional debater para aprimorar a legislação do setor”, afirmou o presidente da Finep.
Segundo Maria de Fátima Guimarães, chefe do escritório da Finep em Brasília (DF), “os parlamentares foram receptivos à proposta da Jornada e consideraram excelente a apresentação do presidente Arbix”. O senador Eduardo Braga, que preside a Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado, encampou as propostas da Jornada Finep. “Em inovação tecnológica, as lições nos são dadas pelos países industrializados que, desde meados do século passado, apostaram nesse processo como fator de desenvolvimento econômico e hoje hospedam as maiores corporações do mundo, possuem elevados níveis educacionais, empregos de ponta e alta qualidade de vida”, disse o senador.
A Finep também negocia uma agenda de debates na Câmara. Há mais de um mês, Arbix tem realizado reuniões semanais com deputados na tentativa de sensibilizá-los para a importância do tema inovação. Um desses encontros foi com o presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara, deputado Bruno Araújo, que também se mostrou favorável e disposto a colaborar com a proposta de mudanças no marco legal.
“Ele se comprometeu a encaminhar nossa proposta em nome da Comissão, o que dá um peso maior”, afirmou Fátima, que participou do encontro. O deputado propôs ainda a realização, em julho próximo, de um seminário na Câmara dos Deputados para discutir o papel do Congresso na inovação.
Além dessas iniciativas, após reunião recentemente realizada com o presidente da Finep, o deputado Sibá Machado criou um grupo de trabalho na CCTCI da Câmara com o propósito de dar encaminhamento às questões de interesse da área de Inovação, Ciência e Tecnologia. O grupo é composto pela Finep, Capes e CNPq, entre outros representantes do segmento de C,T&I no Brasil.
Assessoria de imprensa do Ministério da Ciência e Tecnologia