Florianópolis defende candidatura para receber edição do Web Summit
Nos dias 30 e 31, uma comitiva liderada pelo Floripa Conecta teve a missão de apresentar o ecossistema de Florianópolis para o diretor do Web Summit, Arthur Pereira. A capital catarinense, que nos últimos anos vem crescendo exponencialmente no setor de tecnologia, é uma das candidatas a receber uma edição América Latina em 2021. “Estamos buscando o local ideal para realizar o maior evento de tecnologia da América Latina e que, assim como Portugal, possa ser dividido em antes e pós Web Summit”, comentou Arthur.
Em reunião realizada na ACATE, com a presença de representantes dos mais diversos setores da economia, Arthur teve a oportunidade de conhecer como o movimento Floripa Conecta vem quebrando paradigmas e trazendo recursos para a cidade em meses em que a economia costumava enfrentar seus piores resultados. “Nosso propósito, assim como o do Web Summit, é unir pessoas e partilhar ideias. Esse é um passo muito importante para o desenvolvimento da cidade”, colocou Marcelo Bohrer, coordenador geral do Floripa Conecta.
Os números do setor de tecnologia foram apresentados pelo presidente da ACATE, Daniel Leipnitz, que mostrou que o desenvolvimento expressivo do estado vem atraindo laboratórios de inovação de grandes empresas como Hexagon, General Electric, Philips e Cargill, além de investimentos de fundos importantes, como TPG, Kaszek Ventures, Riverwood Capital e Tiger Global. Daniel também ressaltou o simbolismo de ter tantos representantes dos mais diversos setores presentes na reunião. “Estamos há quatro anos nos preparando para este momento. Sonhando, pensando, quebrando paradigmas e conhecendo os maiores eventos ao redor do mundo. Queremos colocar Florianópolis no mapa mundial”, vibrou Daniel.
Arthur contou aos presentes que teve a impressão, nesses dois dias de visita, que Florianópolis é muito parecida com Portugal antes do Web Summit. “Tínhamos um ecossistema pulsante, mas não conseguíamos mostrar isso para o mundo”. De lá pra cá, empresas como Google, Mercedez-Benz e Amazon instalaram centros de inovação em Portugal.
Ainda não há uma data definida para o anúncio sobre a cidade escolhida para receber a primeira edição do Web Summit na América Latina. São Paulo e Rio de Janeiro também concorrem.