Florianópolis é a cidade brasileira mais competitiva pelo 2º ano consecutivo
A capital catarinense Florianópolis se manteve na liderança do Ranking de Competitividade dos Municípios do Brasil, estudo que pauta a atuação do setor público na gestão local e serve como balizador para investimentos do setor privado. O ranqueamento também elege os estados mais competitivos, e Santa Catarina ocupa a 2ª posição pelo 8° ano consecutivo – atrás apenas de São Paulo.
O Ranking de Competitividade dos Estados compreende todas as 27 unidades federativas do país, as quais são classificadas a partir da análise de indicadores em dez pilares relacionados à economia, sociedade, infraestrutura e outras áreas. Santa Catarina, na 2ª posição geral, se manteve como líder nos pilares de Capital Humano, Segurança Pública e Sustentabilidade Social. O estado catarinense também se destaca em 3° em Inovação, Infraestrutura e Eficiência da Máquina Pública.
O estudo é complementado por um relatório focado em ESG (Environmental, social and Governance) e nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), em ambos SC ocupa a 3ª posição. O estado apresenta nota máxima em três dos 17 ODS avaliados, são eles: Igualdade de Gênero (ODS 5), Trabalho Decente e Crescimento Econômico (ODS 8) e Redução das Desigualdades (ODS 10). Em ESG, SC obteve notas acima de 90 – sendo 100 o máximo – nas dimensões Social e de Governança.
Além dos estados, o ranking analisa 404 municípios com população superior a 80 mil habitantes. Entre as cidades analisadas, 17 são catarinenses. Estão as seguintes no top 50: Florianópolis (1ª), Jaraguá do Sul (12ª) – que subiu 5 posições, Balneário Camboriú (14ª), Criciúma (18ª), Blumenau (23ª), Joinville (31ª) – subiu uma colocação – e São Bento do Sul (33ª) – subiu 13 posições. Navegantes (88ª) foi o município que mais cresceu no ranking, saltando 45 colocações.
Nas dimensões avaliadas pelo Ranking de Competitividade de Municípios, as cidades catarinenses se destacam em: Sociedade, com Jaraguá do Sul na 5ª posição; Economia, com Florianópolis na liderança. Dentro dos pilares que compõem as duas dimensões SC figura nos seguintes:
• Qualidade de Saúde, em que Balneário Camboriú lidera, seguida no pódio por São Bento do Sul e Jaraguá do Sul;
• Balneário Camboriú também aparece na vice-liderança em Saneamento;
• Em Inovação e Dinamismo Econômico, Florianópolis é a 2ª, além de ser a 3ª em Capital Humano;
• Navegantes é quarta colocada no pilar de Telecomunicações.
Quanto às camadas ESG e ODS, as cidades de Santa Catarina se destacam no top 10 em ambas. No ranking dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, aparecem: Florianópolis (2ª), Balneário Camboriú (3ª) e Jaraguá do Sul (8ª). Já em ESG, Balneário Camboriú está na vice-liderança e a capital catarinense é a 8ª. Outro destaque é Tubarão, que avançou 131 posições em ODS, chegando ao 70º lugar, e também saltou 85 colocações em ESG, posicionando-se em 82ª.
Os Rankings de Competitividade dos Estados e Municípios são realizados pelo CLP (Centro de Liderança Pública). Para saber mais sobre o estudo na íntegra, clique aqui.
*Foto: Gabriel Rodrigues/ Unsplash
Fique por dentro do ecossistema através da newsletter, do LinkedIn e do Instagram da ACATE.