Florianópolis e SC lideram índice de economia criativa no Brasil
Florianópolis conquistou a liderança do Índice de Desenvolvimento Potencial da Economia Criativa (IDPEC) de 2023 entre as capitais brasileiras em estudo divulgado pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Santa Catarina também se posiciona na 1ª posição no ranking dos estados com ambientes propícios para o desenvolvimento de negócios criativos e que se beneficiam da movimentação econômica deste segmento.
Os reconhecimentos sobre o estado catarinense e de sua capital vêm após Florianópolis também obter outras conquistas como o título de Capital Nacional das Startups e a liderança nos rankings de ecossistemas emergentes com a maior quantidade de investimento em Venture Capital na América Latina e de cidades mais inteligentes e conectadas do Brasil.
A capital catarinense é sede de um dos maiores eventos de economia criativa do Brasil, o Floripa Conecta – também conhecido como Flo.co. O movimento florianopolitano atrai turistas e impacta a economia local todos os anos no mês agosto por meio da realização de diversas iniciativas lideradas por instituições e empresas. Em sua última edição, mais de R$ 100 milhões foram gerados para a cidade.
No IDPEC, as capitais e estados são avaliados de acordo com três dimensões, são elas: Capacidades Humanas, que considera os efeitos da educação no desenvolvimento da economia criativa e a importância de profissionais qualificados; Atratividade e Conectividade Espacial, a qual está relacionada à segurança urbana, conexão aérea e a digitalização; e Ambiente Cultural e Empreendedorismo Criativo, que considera as atividades culturais, orçamento público para a área, além de empreendedorismo e a governança municipal. Cada dimensão possui variáveis que analisam dados específicos, formando a escala de 0 a 1 do Índice.
Florianópolis é 1º lugar: nas dimensões de Atratividade e Conectividade Espacial e de Ambiente Cultural e Empreendedorismo Criativo. Quanto às variáveis, está na liderança em Conectividade Digital e Empreendedorismo.
Já o estado de SC é líder: nas variáveis de Conectividade Digital e Empreendedorismo.
Entre os dados que compõem a avaliação do IDPEC estão informações da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD), Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do Ensino Médio, Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi), DATASUS, Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), Hórus – sistema de informações da Secretaria Nacional de Aviação Civil -, Mapa de Empresas – ferramenta disponibilizada pelo Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte -, e Conselho Federal de Administração (CFA).
O Índice de Desenvolvimento Potencial da Economia Criativa (IDPEC) está disponível neste link.
*Foto: Cassiano Psomas/Unsplash
Fique por dentro do ecossistema através da newsletter, do LinkedIn e do Instagram da ACATE.