Florianópolis se torna a cidade mais conectada e inteligente do Brasil em ranking
A menos de duas semanas após se tornar a cidade mais competitiva do Brasil, Florianópolis assumiu a primeira posição no Ranking Connected Smart Cities como a cidade mais inteligente e conectada dentre 656 municípios brasileiros com mais de 50 mil habitantes. A capital catarinense ocupava a segunda colocação desde 2020 e ultrapassou Curitiba.
Além de Florianópolis, as cidades de Balneário Camboriú (11º), Jaraguá do Sul (16ª) e Joinville (28ª) também subiram posições em relação à última edição do ranking. Outros municípios catarinenses listados entre os 100 melhores do país são: Blumenau (31ª), Itajaí (47ª) e Chapecó (80ª).
Esta é a 9ª edição do Ranking Connected Smart Cities, lançada no dia 04 de setembro pela Necta e Urban Systems, que analisa as cidades por meio do nível de desenvolvimento e indicadores em áreas como Tecnologia & Inovação, Economia, Educação, Empreendedorismo e outras.
De acordo com o estudo, Florianópolis se destaca nos eixos de mobilidade, empreendedorismo, saúde, segurança, tecnologia e inovação. A iniciativa ainda aponta dados que sustentam o desenvolvimento da capital catarinense, entre eles o crescimento de 5,92% das empresas de tecnologia e de 7,04% entre os negócios de economia criativa, além da cidade ser sede de dois parques tecnológicos. No mercado de trabalho, 47,5% dos empregos formais são ocupados por profissionais com ensino superior.
O ranking destaca que Floripa também atingiu conquistas em telecomunicações, com a cobertura 5G de 97,9%, e em meio ambiente, com a universalização do acesso ao abastecimento de água e à coleta de resíduos residenciais em domicílios urbanos.
As demais cidades catarinenses se destacam ao se posicionarem no top 10 cidades em eixos temáticos. Por exemplo, Balneário Camboriú é primeira colocada em Economia e segunda em Governança, assim como, Jaraguá do Sul figura na segunda posição em Meio Ambiente. As duas áreas com mais municípios catarinenses listados entre os melhores estão Economia com seis (Itajaí, 2º; Navegantes, 4º; Camboriú, 5º; Jaraguá do Sul, 7º; Joinville,9º) e Mobilidade com cinco (Florianópolis, 2ª; Balneário Camboriú, 4º; Joinville, 5º; Itajaí, 6º; Blumenau, 10º).
Os indicadores que compõem a lista de municípios são obtidos a partir de fontes secundárias, como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), entre outras origens de dados que contemplem todas as cidades analisadas no mesmo período de coleta das informações.
Para conferir os resultados do Ranking Connected Smart Cities, clique aqui.
Fique por dentro do ecossistema através da newsletter, do LinkedIn e do Instagram da ACATE.