Florianópolis sedia evento ítalo-brasileiro sobre indústria 4.0
Entre os dias 18 e 21 de dezembro, Florianópolis receberá uma comitiva de pesquisadores, empresários e integrantes do governo italiano para o UDESC-UNIBO Joint Lab on Big Data for Industry 4.0, evento que promoverá parcerias entre empresas brasileiras e italianas, bem como a mobilidade acadêmica em pesquisas da área tecnológica.
Entre os dias 18 e 21 de dezembro, Florianópolis receberá uma comitiva de pesquisadores, empresários e integrantes do governo italiano para o UDESC-UNIBO Joint Lab on Big Data for Industry 4.0, evento que promoverá parcerias entre empresas brasileiras e italianas, bem como a mobilidade acadêmica em pesquisas da área tecnológica. Além disso, a ideia é criar também um laboratório voltado a estudos da indústria 4.0 com a participação de universidades e empresas brasileiras e europeias.
Promovido pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), por meio de seu programa de internacionalização com a Universidade de Bologna (UNIBO), na Itália, o evento tem ainda a participação das seguintes entidades e empresas catarinenses: UFSC, FAPESC, CERTI, ACATE, SOFTPLAN, Neoway e Sapiens Parque.
A programação prevê visitas técnicas da comitiva italiana às empresas e entidades catarinenses de base tecnológica, que são exemplo de inovação em diversos setores. Além disso, no dia 19 de dezembro, ocorrerão um workshop e face-to-face meetings, abertos aos interessados, na sede da FAPESC, que fica no Parque Tecnológico ALFA, no bairro João Paulo. O workshop será pela manhã. Logo após a comitiva italiana estará à disposição dos interessados em discutir possíveis parcerias ou conhecer melhor os projetos italianos.
Workshop e face-to-face meetings |
Quando: 19 de dezembro, a partir das 9h30 |
Onde: Sede da Fapesc, no Parque Tecnológico ALFA, bairro João Paulo |
O quê: a comitiva italiana apresentará as oportunidades em mobilidade acadêmica para estudantes, professores e pesquisadores brasileiros; as oportunidades em internacionalização para as empresas brasileiras; e a agenda digital para cidades inteligentes. |
Quem: aberto a todos os interessados. Basta fazer a inscrição gratuita até o dia 14 de dezembro no site: http://jointlab.wixsite.com/udesc |
O que é um Joint Lab da indústria 4.0
Um Joint Lab é um conjunto de laboratórios de pesquisa e empresas que trabalham conjuntamente em um roteiro científico e tecnológico em determinada área. No caso de Florianópolis, o UDESC-UNIBO Joint Lab on Big Data for Industry 4.0, atuará na indústria 4.0, ou Quarta Revolução Industrial, como também é conhecida.
Trata-se de um conceito criado em 2012, na Alemanha, que engloba tecnologias de automação, sistemas ciber-físicos, internet das coisas e computação em nuvem. É a área responsável por pensar em como funcionarão as empresas inteligentes num futuro próximo. Na Europa, esse conceito é bem conhecido no meio acadêmico e empresarial. Entre os países membros, há uma série de acordos de cooperação para o desenvolvimento e padronização das tecnologias, de forma a facilitar um mercado digital único e seguro.
No Brasil, o tema começa a ganhar espaço em uma realidade bastante diversificada porque as empresas operam em níveis diferentes de tecnologia. Quem pensa em expandir seus negócios e também suas pesquisas acadêmicas deve, no entanto, dedicar um tempo para conhecer o conceito e a realidade de países como a Itália.
A iniciativa atual e inovadora da UDESC e da UNIBO em criar um Joint Lab focado na indústria 4.0 é fruto do programa de internacionalização da UDESC e contará com operações em Florianópolis e em países da União Europeia, já parceiros da UNIBO. O Joint Lab é um espaço idealizado para promover a conexão entre empresas, pesquisadores e professores.
Durante o evento, em Florianópolis, serão discutidas as áreas de trabalho e a formalização do laboratório. As atividades propostas englobam o desenvolvimento e gestão de projetos estratégicos, promoção de ações voltadas à criatividade e co-criação, serviços de consultoria, softlanding para startups brasileiras na Europa e vice-versa, articulação de projetos de Pós-graduação, Mestrado e Doutorado e intercâmbio entre professores, pesquisadores e empreendedores.