Florianópolis terá curso de animação digital
Um convênio entre a Prefeitura de Florianópolis, SENAI/SC, UFSC e diversas entidades irá viabilizar a oferta de um curso de animação digital para jovens de 14 a 24 anos residentes em comunidades carentes da capital catarinense, especialmente do maciço do Morro da Cruz.
Um convênio entre a Prefeitura de Florianópolis, SENAI/SC, UFSC e diversas entidades irá viabilizar a oferta de um curso de animação digital para jovens de 14 a 24 anos residentes em comunidades carentes da capital catarinense, especialmente do maciço do Morro da Cruz.
O SENAI/SC que dará o curso. O convênio foi assinado no dia 22 de dezembro, pelo diretor regional do SENAI/SC, Sérgio Roberto Arruda, pelo vice-prefeito João Batista Nunes e pelo reitor da UFSC, Álvaro Prata.
O projeto Animando a Cultura da Ilha consiste na capacitação de jovens para criação e desenvolvimento de desenhos animados relacionados com a cultura local. Um dos objetivos é formar recursos humanos na área de Tecnologia da Informação e Comunicação, com foco na indústria do entretenimento, em especial para o mercado de TV, games e cinema de animação, modalidade em expansão no Brasil e no mundo.
Para a realização do curso, serão utilizados recursos do Programa de Aceleração do Crescimento para Espaços Mais Cultura (PAC Cultural).
Serão desenvolvidas disciplinas básicas dos cursos de aprendizagem do SENAI, entre elas os fundamentos de comunicação oral e escrita e da Matemática, saúde e segurança do trabalho, informática básica, organização e preparação para o trabalho, ética, cidadania e meio ambiente. Além disso, o curso terá as disciplinas específicas de desenho, roteiro, storyboard, criação de personagens, desenho digital, criação de cenários, animação, produção de áudio e pós-produção. Com um ano de duração, o curso terá 800 horas. “Vamos criar condições de empregabilidade para jovens de comunidades de risco social, ao mesmo tempo em que capacitamos profissionais para a indústria de tecnologia que existe na cidade”, Sérgio Roberto Arruda, diretor regional do SENAI/SC.
A coordenação geral do projeto cabe à Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico Sustentável (SMCTDES). “A iniciativa promove a cidadania de pessoas em situação de risco social. Levamos benfeitorias para aquelas comunidades, agora queremos oferecer também a oportunidade de formação profisssional”, João Batista Nunes, vice-prefeito de Florianópolis. Já a coordenação técnica das ações está sob responsabilidade da UFSC, Secretaria Municipal de Habitação e Saneamento Ambiental, e Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC). “O projeto promove a união entre a cultura e a indústria da tecnologia”, Prof. Álvaro Prata, reitor da UFSC.
O convênio tem ainda como parceiros as secretarias municipais de Governo; Turismo; Educação; Segurança e Defesa do Cidadão; além do Instituto Gene, SENAI/SC, SUCESU-SC, ACATE e ACIF. O projeto conta também com o apoio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, por meio do Programa Santa Catarina Games.
Site TISC com informações das assessorias de imprensa da Prefeitura de Florianópolis e SENAI/SC