Florianópolis vence Prêmio Nacional de Inovação 2023
Os vencedores da 8ª edição do Prêmio Nacional de Inovação (PNI) foram anunciados na noite desta terça-feira (26) pelo Sebrae e pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). A cerimônia de premiação aconteceu em São Paulo e reuniu 56 finalistas indicados pelas melhores práticas em inovação em diversos setores econômicos. Santa Catarina venceu em cinco categorias do Prêmio, entre elas, como “Ecossistema de Inovação de Grande Porte”, no qual a cidade de Florianópolis foi a ganhadora.
Para a entrega do prêmio ao ecossistema vencedor, foram chamados ao palco o Presidente do SEBRAE, Décio Lima; o Secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Tecnologia, Guila Calheiros; e o Presidente da Federação das Indústrias do Distrito Federal, Jamal Bittar. O Prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, e Bruno Rosa, Agente Local de Inovação, representaram a capital vencedora no momento da premiação.
Em seu discurso, Topázio ressaltou que a inovação tem sua origem na colaboração. “Há 40 anos, Florianópolis fundou seu ecossistema a partir da colaboração das universidades, entidades da sociedade civil, dos empreendedores e dos governos. Hoje, contamos com mais de 4.500 empresas de base tecnológica instaladas na cidade”. Ao final de seu discurso, o Prefeito dedicou o prêmio a cada morador de Florianópolis.
A empresa associada à ACATE e participante da Vertical de Negócio Agtech, Nanoscoping, também foi premiada por duas vezes nas categorias voltadas para pequenas empresas: Inovação de Produto e Inovação em Saúde e Segurança no Trabalho. Letícia Mazzarino, co-fundadora da Nanoscoping, também conquistou o prêmio na categoria Pesquisador Inovador, categoria inédita do Prêmio Nacional de Inovação que visa reconhecer profissionais que contribuem para processos inovativos das empresas. Nas categorias voltadas para Médias Empresas, as associadas Kemia Tratamento de Efluentes e Nanovetores também foram indicadas.
O prêmio é organizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A iniciativa avaliou a capacidade de inovação de mais de 3 mil projetos de todas as regiões do país. Os vencedores do Prêmio terão a oportunidade de participar de uma imersão nacional em ecossistema de inovação, acesso ao curso de educação executiva do Serviço Nacional de Aprendizagem (SENAI) e um curso em Saúde e Segurança no Trabalho do Serviço Social da Indústria (SESI).
Consolidado como a principal iniciativa de reconhecimento e estímulo à prática de inovação no país, o PNI busca contribuir no processo de aprendizado e possibilitar troca de experiências, auxiliando na identificação de seus pontos fortes e oportunidades de melhorias em inovação e gestão da inovação. O prêmio é uma iniciativa da Mobilização Empresarial pela Inovação, que contribui para a construção de um ecossistema de inovação sólido, em prol do aumento da produtividade, da competitividade da economia nacional e do bem-estar dos brasileiros.
Para assistir a cerimônia completa do Prêmio Nacional de Inovação, clique aqui.
Fonte: Agência Sebrae de Notícias | Foto: Murilo Moser, Sebrae