Floripa Mais Tec promove aulão para estudantes do ensino fundamental
O programa Floripa Mais Tec vai realizar neste sábado, dia 7, o aulão do futuro para estudantes dos anos finais do ensino fundamental que frequentam a rede municipal de educação. A iniciativa é da Prefeitura de Florianópolis, em parceria com o SENAI, Sebrae e ACATE, e visa despertar nos jovens o interesse por carreiras tecnológicas.
A expectativa é de que 5 mil pessoas participem nas sete escolas que receberão o evento da programação que inclui oficinas de robótica, jogos interativos e palestras. Atividades com robôs e óculos de realidade virtual demonstram a aplicação destas tecnologias em sala de aula.
“Estamos comprometidos em proporcionar aos jovens de Florianópolis habilidades e conhecimentos para prosperar em um mundo cada vez mais tecnológico. O Floripa Mais Tec é apenas o começo dessa jornada, e estamos ansiosos para ver o impacto positivo que terá na vida dos nossos jovens e no futuro da nossa cidade”, relata Topázio Neto, prefeito de Florianópolis.
As inscrições para participar do programa podem ser feitas no site do Floripa Mais Tec.
A iniciação destes estudantes no mundo da tecnologia se dá por meio do aplicativo Hellow, explica Henrique Blanck, líder do LAB 365 do SENAI. “Ao longo do mês de setembro, visitamos as escolas para falar sobre a área de tecnologia. Foram mais de 100 palestras realizadas. Agora, estes alunos estão aprendendo a programar com uma aplicação gamificada desenvolvida pelo SENAI”.
Os estudantes que alcançarem as melhores posições no ranking do Hellow avançam para as etapas seguintes de formação e podem ser premiados com headset, mesa de estudo, notebooks, smartphones, cadeira gamer, drones, além de visita ao Sapiens Park, que integra o hub de tecnologia e inovação da Capital. Docentes também serão premiados.
O gerente regional do Sebrae/SC na Grande Florianópolis, Roberto Tavares, destaca a relevância do Floripa Mais Tec. “A união de esforços para promover um futuro de oportunidades é o grande diferencial dessa parceria, que chega na segunda edição com resultados inspiradores. Ao capacitar jovens e adultos gratuitamente para que possam trabalhar em um setor tão importante para a economia da capital, estamos promovendo o desenvolvimento socioeconômico do nosso Estado”, comenta.
O último mapeamento realizado pela ACATE mostra que precisamos formar mais de 34 mil profissionais até 2025 para atender à demanda apenas em Santa Catarina. “Até 2025, serão mais de 18 mil vagas de emprego abertas por empresas de tecnologia apenas na Grande Florianópolis. Com isso, fica evidente que devemos fomentar ações de formação de profissionais capacitados”, aponta Moacir Marafon, vice-presidente de Talentos da Associação.
Confira os endereços onde ocorrem as atividades neste sábado (7/10):
– E.B Herondina Medeiros Zeferino: Servidão Três Marias, 1072 – Ingleses do Rio Vermelho, Florianópolis – SC, 88010-102
– EBM Osmar Cunha: Rod. Tertuliano Brito Xavier, 661 – Canasvieiras, Florianópolis – SC, 88054-600
– EBM Maria Conceição Nunes Aguiar: R. Luiz Duarte Soares, 222 – São João do Rio Vermelho, Florianópolis – SC, 88060-338
– E.B Mâncio Costa: Estr. Intendente Antônio Damasco, 3131 – Ratones, Florianópolis – SC, 88052-100
– EBM Almirante Carvalhal: R. Bento Góia, 113 – Coqueiros, Florianópolis – SC, 88080-150
– EBM João Alfredo Rohr: R. João Pio Duarte Silva, 1123 – Córrego Grande, Florianópolis – SC, 88037-001
– EBM Tapera – Escola do Futuro: Rod. Açoriana, 1254 – Tapera da Base, Florianópolis – SC, 88049-100
Fonte: Assessoria de Imprensa da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina – FIESC
Fique por dentro do ecossistema através da newsletter, do LinkedIn e do Instagram da ACATE.