FNDCT corre o risco de perder R$ 800 milhões no Orçamento 2009
Uma reunião está agendada para ocorrer na noite desta terça-feira, 16/12, entre o relator e a bancada da Ciência e Tecnologia e Informática do Senado e da Câmara, além de Assessores diretos do Ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende. Esse provável contingenciamento pegou todos de surpresa, principalmente porque o FNDCT passou sem nenhum arranhão na relatoria setorial.
Apesar do contingenciamento – se ele acabar acontencendo – poder vir a ser desbloqueado por meio de decreto presidencial, sabe-se no meio político que essa liberação demandará tempo e, especialmente, muita ‘saliva’ e ‘esforço político’ junto aos Ministérios da Fazenda e do Planejamento, Orçamento e Gestão.
De olho na crise, o governo vem fazendo cortes onde considera que há espaço para segurar investimentos no próximo ano, até que o furacão financeiro mundial abrande.
O problema é que dinheiro contingenciado é como dinheiro cortado porque, dificilmente, ele retorna aos cofres de quem o orçou para realizar investimentos e custeio de projetos. O senador Delcídio Amaral se dispôs a conversar e a ouvir explicações que o convençam a não recolher todo esse volume de recursos do setor.
Mas fato é: O deputado Walter Pinheiro (PT-BA) chegou desanimado à Comissão de Ciência e Tecnologia com o colega de partido e relator geral do Orçamento de 2009.
"O relator fez um corte nas verbas de Ciência e Tecnologia e foi um corte bem profundo. Estamos tentando reverter essa situação no FNDCT", queixou-se Pinheiro, ao falar do senador Delcídio Amaral.