Game catarinense transforma iPad em tabuleiro
Os games brasileiros já são realidade no iPad. Um exemplo vem de Santa Catarina: ChallengeBoard Game, uma reinvenção dos velhos jogos de tabuleiro.
Os games brasileiros já são realidade no iPad. Um exemplo vem de Santa Catarina: ChallengeBoard Game, uma reinvenção dos velhos jogos de tabuleiro. A iniciativa foi desenvolvida pela Fisiogames, empresa incubada especializada em games, que percebeu no iPad uma excelente plataforma para jogos de tabuleiro, pois possibilita que várias pessoas se sentem ao redor do equipamento e brinquem de forma conjunta.
O ChallengeBoard Game foi cuidadosamente desenvolvido para manter a nostalgia viva. Sua aplicação é dinâmica e o jogador responde a cartas de perguntas sobre vários temas para avançar no percurso do tabuleiro.
Mercado
O mercado brasileiro de games ainda é pequeno, mas possui um potencial de crescimento grande. De acordo com a Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Eletrônicos (Abragames) somando iniciativas de software e hardware, o produto nacional bruto é de R$ 87,5 milhões. E mais de 40% de toda a produção nacional é dedicada ao mercado externo.
É nessa curva de crescimento que a Fisiogames espera se posicionar. A expectativa é ter 20% do faturamento da empresa baseado em diferentes tipos de jogos como esses que são publicados em lojas on-line. “Hoje, com o ipad, alcançamos 38 países e alguns que nem imaginávamos com Turquia, Singapura e Índia”, observa Kleber Vieira, sócio da empresa.
Ele acredita muito na potencialidade do país em expandir negócios e confirma que a empresa lançará em breve novas aplicações. “Acreditamos muito nesse segmento de jogos casuais em que as pessoas costumam dedicar de 15 a 20 minutos em uma partida”, explica Kleber.
Assessoria de imprensa das empresas incubadas