Geração TEC forma 49 alunos na área de TI em Rio do Sul
Após dois meses de dedicação e estudos, 49 jovens concluíram na última terça-feira (23) o curso na área de TI oferecido pelo Geração TEC, programa do Governo do Estado que visa formar gratuitamente profissionais para incrementar o mercado de tecnologia. Esta edição contou com o apoio da IPM, empresa especializada em sistemas de gestão públicos, de Rio do Sul, que cedeu profissionais para ministrarem as aulas.
Após dois meses de dedicação e estudos, 49 jovens concluíram na última terça-feira (23) o curso na área de TI oferecido pelo Geração TEC, programa do Governo do Estado que visa formar gratuitamente profissionais para incrementar o mercado de tecnologia. Esta edição contou com o apoio da IPM, empresa especializada em sistemas de gestão públicos, de Rio do Sul, que cedeu profissionais para ministrarem as aulas. Ao final do curso, seis estudantes que se destacaram na capacitação ganharam oportunidade de ingressar na empresa como funcionários, e outros dois como estagiários.
O treinamento ocorreu nas salas de aula da Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí (Unidavi), em Rio do Sul, assim como a formatura dos jovens, com a presença do reitor da instituição, Célio Simão Martiagno, do coordenador do Geração TEC, Alex Amaral, e do gerente de administração e Recursos Humanos da IPM, Nielsen Fusinato. A capacitação envolveu conhecimentos na área de Suporte, Help Desk e Desenvolvimento em PHP e foi realizada ao longo de nove finais de semana.
O estudante Derlei Lisboa, 19 anos, é estudante da quarta fase do curso de Sistemas de Inforamção da Unidavi e foi um dos jovens selecionados para trabalhar na empresa.
“A oportunidade de aprender a linguagem PHP, que é voltada para web, despertou meu interesse em participar do curso. O mercado de trabalho absorve rapidamente o profissional que domina essa linguagem”, disse o jovem.
A IPM, que tem sede em Florianópolis, mantém uma fábrica de softwares em Rio do Sul e conta com aproximadamente 300 funcionários. Grande parte dos funcionários foram contratados a partir de programas de treinamento de jovens, como o Geração TEC, e também o Programa Jovens Talentos, promovido pela própria empresa. A partir dos Jovens Talentos, estudantes da área de TI são remunerados para participarem de um curso, e ainda podem sair empregados pela IPM.
O Geração TEC é desenvolvido pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), com parceria da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (Acate) e do Instituto Internacional de Inovação (i3). Há novos cursos em aberto nas cidades de Florianópolis, Brusque, Criciúma e Forquilinha.
Mais informações no site geracaotec.sc.gov.br.