Geração TEC lança edição do Mapeamento de Vagas nas empresas de TIC
O setor tecnológico de Santa Catarina conseguiu driblar a crise em 2015 com um crescimento de 15%, segundo dados da ACATE, aliando o potencial inovador à atuação em rede.
O setor tecnológico de Santa Catarina conseguiu driblar a crise em 2015 com um crescimento de 15%, segundo dados da ACATE, aliando o potencial inovador à atuação em rede. Na formação de profissionais, as empresas de tecnologia do Estado contam com o Geração TEC, programa que une a ACATE, o Instituto Internacional de Inovação (I3), a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC) e o Governo do Estado, através da Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), no desenvolvimento de pessoal capacitado para atender as demandas do mercado. “É um setor que tem colocado nosso Estado como destaque nacional e mesmo mundial. São aproximadamente duas mil empresas de tecnologia nas maiores cidades catarinenses que, juntas, têm faturamento superior a R$ 3 bilhões, gerando mais de 20 mil empregos”, explica o secretário da SDS, Carlos Chiodini.
Para identificar quais áreas carecem de maior número de profissionais qualificados, o Geração TEC lança a nova edição do Mapeamento de Vagas nas Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). O estudo irá servir de base para a construção da grade de cursos do programa para este ano. O formulário está disponível neste site e o preenchimento leva menos de três minutos.
Desde 2011, os cursos do Geração TEC formaram o equivalente a 30% do total de profissionais da TI catarinense. São 6.048 egressos em cursos de formação profissional e gestão empresarial em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).
O Mapeamento de TIC 2015, respondido por 190 empresas, mostrou a existência 1,5 mil vagas no segmento em Santa Catarina e apontou a necessidade de formação em novas áreas, como e-commerce, redes sociais e marketing digital. Turmas para os três cursos devem iniciar no mês de março.
Os cursos oferecidos pelo Geração TEC têm curta duração e são gratuitos. Os concluintes são encaminhados para vagas oferecidas pelas empresas de tecnologia. O projeto oferece cursos para jovens acima de 17 anos, com ensino médio completo ou cursando o último ano.