Governo vai investir em pesquisas voltadas para a gestão da saúde
O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) vai investir nos programas de pesquisa em saúde digital para melhorar os serviços prestados à população.
O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) vai investir nos programas de pesquisa em saúde digital para melhorar os serviços prestados à população. A previsão é que um edital para pesquisa e desenvolvimento (P&D) de novas tecnologias deve ser lançado em 2017 numa parceria entre o MCTIC com o Ministério da Saúde.
O diretor de Ecossistemas Digitais do MCTIC, Otávio Caixeta, lembrou do acordo assinado no Palácio do Planalto que prevê a informatização e a integração dos dados da saúde para melhorar a gestão. "O acordo já resultou em ações para a elaboração de um estudo voltado para o desenvolvimento de tecnologias com ênfase na organização da informação.Teremos prontuário eletrônico do paciente possibilitando a gestão de cidadãos ativos do sistema público de saúde", explicou o diretor.
De acordo com o diretor do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde, Allan Alves, há um esforço para aumentar a integração com outras bases de dados do governo federal. "O objetivo é digitalizar o cartão nacional de saúde para que todos os dados registrados do cidadão apareçam tanto no sistema de informação dos hospitais da rede pública como da rede privada", adiantou.
Ele acrescentou que o sistema de informação do governo federal na saúde é o que há de mais moderno, mas reconheceu que é preciso melhorar a conectividade nas áreas remotas do País.
Os dirigentes discursaram durante o 60º Painel Telebrasil, realizado nesta semana em Brasília (DF).
Fonte: Portal Agência Gestão CT&I/ABIPTI, com informações do MCTIC