Vertical Manufatura 4.0 da ACATE colabora com a elaboração do Guia de Manutenção Preditiva para a indústria
A implementação de tecnologias é um dos desafios da indústria brasileira, principalmente no âmbito das pequenas e médias empresas que precisam acelerar a transformação digital para ganhar competitividade e se adequar às mudanças do setor no caminho da indústria 4.0. Para isso, o Guia de Manutenção Preditiva, lançado pelo C4IR Brasil (Centro para a Quarta Revolução Industrial), que contou com a colaboração da Vertical Manufatura 4.0 da ACATE, orienta como os negócios podem aplicar tecnologias para diagnosticar antecipadamente falhas em equipamentos.
O guia apresenta estudos de casos realizados em três indústrias – Astrazeneca, Selco e Raízen -, além de um manual sobre os processos que envolvem a implementação de tecnologia, a obtenção e processamento de dados, treinamentos e o desenvolvimento da manutenção preditiva. O material também destaca tecnologias habilitadoras que podem ser utilizadas, entre elas estão Internet das Coisas (IoT), machine learning, 5G e computação em nuvem.
Estima-se que as tecnologias da indústria 4.0 possam reduzir os custos em reparos em cerca de R$ 35 bilhões ao ano, de acordo com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). Entre outros benefícios trazidos pelo uso de soluções estão ganhos em inteligência, eficiência, competitividade, qualidade, agilidade, flexibilidade e sustentabilidade.
O Guia de Manutenção Preditiva teve a participação da Vertical Manufatura 4.0 da ACATE, representada pelo diretor Tulio Duarte, que integrou a comunidade de projeto do material. A empresa da qual Duarte também é diretor, a Harbor, e a Dynamox, ambas participantes da Vertical e associadas à ACATE, também contribuíram.
“Ser convidado para contribuir nos projetos do C4IR de adoção de conceitos, soluções e tecnologia da Indústria 4.0, além de ser uma honra é sempre um aprendizado. Neste momento de transição, é importante encontrar nas referências do setor o caminho mais curto para levar a competitividade para a indústria, e este caminho passa por contribuir com projetos de adoção da Indústria 4.0 para entender melhor os detalhes, gaps, riscos e conseguir trazer este conhecimento para melhoria de produtos e serviços das empresas de tecnologia da ACATE Vertical Manufatura 4.0”, ressalta Tulio Duarte sobre a experiência de participar da elaboração do conteúdo.
Ele acrescenta que a parceria entre a ACATE e C4IR significa que as organizações estão “trabalhando juntas para fortalecer o movimento da Indústria 4.0 e fomentando o desenvolvimento do setor de tecnologia para atender a indústria brasileira, tornando-a ainda mais competitiva no mundo”.
A elaboração do conteúdo incluiu ainda outras instituições, agentes dos governos estadual e federal, representantes da academia, empresas que demandam soluções industriais, associações e especialistas da área.
Para ter acesso ao Guia de Manutenção Preditiva, clique aqui.
Como a ACATE apoia a implementação de tecnologias para a indústria?
A ACATE reúne na Vertical Manufatura 4.0 mais de 90 empresas que atuam para fomentar a tecnologia e a inovação na indústria. O grupo congrega negócios que apresentam novas soluções em IoT, Big Data e IA, além de agregar valor em serviços nas áreas de gestão, automação e controle, rastreabilidade, controle de produção e tecnologias. As tecnologias desenvolvidas pelas empresas da Vertical Incluem também a coleta de informações em tempo real e a digitalização da fábrica, a flexibilidade de produção, a colaboração e integração entre máquinas e empresas, a interação mais simbiótica humano-máquina, e a inteligência para mais profundas análises e mais ágeis e melhores tomadas de decisão.
Saiba mais sobre a Vertical de Negócios Manufatura 4.0.
Fique por dentro do ecossistema através da newsletter, do LinkedIn e do Instagram da ACATE.