Hubs da Alemanha oferecem oportunidades de internacionalização a empresas de SC
Com o objetivo de oportunizar a expansão internacional de empresas de tecnologia de Santa Catarina à Europa, a ACATE recebeu representantes dos hubs de inovação e empreendedorismo Brazil Business Center Cologne (BBCC) e KölnBusiness Wirtschaftsförderung (KWB) em visitas aos Centros de Inovação ACATE Primavera e Sapiens, em Florianópolis. Ambas as instituições estabelecem elo entre negócios brasileiros com a cidade de Colônia, na Alemanha, e são parceiras da ACATE.
O encontro entre os hubs alemães e a ACATE reuniu empresas integrantes do Grupo Temático de Internacionalização e das Verticais de Negócios Smart Cities, AgTech e Saúde. No Sapiens Parque, os representantes das organizações conheceram o Centro de Inovação que é sede da incubadora MIDITEC e onde empresas incubadas residem.
A ACATE firmou em agosto de 2023, durante o Startup Summit, um projeto de cooperação junto a BBCC e a KWB. Nesta parceria, associados ACATE têm benefícios para utilizar a infraestrutura do BBCC em Colônia, mediante disponibilidade de agendamento. Com a oportunidade, os negócios catarinenses recebem suporte para estabelecer networking na Europa de forma facilitada.
A cidade Colônia, localiza-se no oeste da Alemanha, próxima à fronteira com a Bélgica e a Holanda, e é onde se encontra uma das maiores comunidades de brasileiros no país, com aproximadamente 15 mil pessoas. Com uma política ativa de atração de empresas do Brasil, a região possui presença de players como a Fundação Getúlio Vargas (FGV), Tramontina, WEG, Stefanini, Braskem, Maxion Wheels e Fras-le.
O BBCC, em parceria com a Prefeitura de Colônia e outras entidades locais e nacionais, é um hub que facilita a internacionalização de empresas brasileiras na Europa com soluções para soft-landing, conexões com programas de desenvolvimento de negócios e serviços de suporte quanto à imigração e tributações.
O KWB é o principal interlocutor entre empresas locais, oferecendo consultoria em assuntos empresariais e administrativos, além de conexões para fortalecer o ambiente de negócios da cidade alemã.
Para saber mais sobre oportunidades de internacionalização para a Alemanha e outros países da Europa, América do Sul, Norte e Ásia, faça parte do GT de Internacionalização da ACATE. O grupo contribui com o fortalecimento das empresas de tecnologia catarinenses no cenário global, fomentando a troca de boas práticas e conhecimento sobre o processo de expansão internacional.
Fique por dentro do ecossistema através da newsletter, do LinkedIn e do Instagram da ACATE.