ICOM cria linha de apoio emergencial para reconstrução de residências danificadas pelo ciclone bomba
O Instituto Comunitário Grande Florianópolis (ICOM) criou uma linha de apoio emergencial para a reconstrução de residências danificadas pelo ciclone bomba, que atingiu diversas áreas do estado no dia 30 de junho deste ano, causando destruição e deixando famílias em situação de extrema vulnerabilidade. A ACATE, em parceria com o ICOM, convida a todos para participar desta corrente de solidariedade.
A situação atual do Estado convoca uma ação rápida e articulada, já que o acesso à moradia é direito humano fundamental e, no contexto atual, sem moradia é impossível realizar o isolamento social. “Agradecemos o engajamento e envolvimento de todos que seguem caminhando ao nosso lado, por uma comunidade mais justa e humana para todos”, comenta Mariane Maier Nunes, Gerente Executiva do ICOM.
A linha de apoio emergencial foi criada dentro do Fundo de Impacto para Justiça Social, ação formada por uma rede de pessoas e organizações que doam para reduzir as iniquidades sociais na Grande Florianópolis. Para doar recursos financeiros, para a linha de apoio emergencial:
Banco: 001 – Banco do Brasil
Agência: 5201-9
Conta Corrente: 13818-5
CNPJ: 07.756.988/0001-62
Beneficiário: ICOM – Instituto Comunitário Grande Florianópolis.
Se você faz parte de uma Organização da Sociedade Civil, grupo ou movimento social e está realizando intervenção, com objetivo de apoiar famílias na reconstrução de suas casas após o ciclone, você pode solicitar apoio acessando o formulário de inscrição. Para preenchê-lo basta fornecer as informações solicitadas sobre o grupo, coletivo ou movimento social do qual faz parte.
O valor arrecadado será transformado em moedas sociais, que serão depositados, de forma virtual, na conta das famílias afetadas. A moeda social pode ser utilizada em estabelecimentos, previamente cadastrados, para compra de produtos. Aqueles que recebem o auxílio acessam o saldo da conta a partir de aplicativo. Para os casos em que a família não tiver acesso ao celular, as compras também podem ser realizadas com o CPF.
O ICOM atua como fundação comunitária, apoiando empresas e indivíduos para que possam realizar investimentos e doações com impacto social. O Instituto também auxilia as organizações da sociedade civil a terem gestão eficiente, visando a melhora da qualidade de vida na Grande Florianópolis e em Santa Catarina. Fundos comunitários, mais do que apenas um canal de recebimento de doações, se configuram como forte processo de mobilização e articulação da comunidade, promovendo o protagonismo comunitário e a atuação em rede.
Mais informações: http://www.icomfloripa.org.br/