Incubada do MIDI Tecnológico tem projeto aprovado no Sinapse da Inovação
O projeto Domotic Center – Produtos conectados à internet, desenvolvido por estudantes da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Joinville, está entre os cem vencedores da quarta edição do programa estadual Sinapse da Inovação.
O projeto Domotic Center – Produtos conectados à internet, desenvolvido por estudantes da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Joinville, está entre os cem vencedores da quarta edição do programa estadual Sinapse da Inovação.
Os acadêmicos Dimas Rafael Broering, Elias Balena Mazzocco, Giorgio Grotto Pretto e Maurício Balena Mazzocco fazem parte da equipe responsável pelo projeto, que permite controlar e monitorar de qualquer lugar do mundo a iluminação de um ambiente por meio de um smartphone ou tablet.
O projeto receberá R$ 50 mil da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) além de R$ 29 mil em consultorias. “O dinheiro que será totalmente investido na empresa, conforme etapas de planejamento feitas durante o concurso”, afirmou Dimas Rafael Broering.
A equipe enfrentou três etapas do concurso, que recebeu 1226 inscritos. O Sinapse da Inovação é um programa do Governo do Estado que visa ampliar o surgimento de empreendimentos inovadores.
Domotic Center
A Domotic Center desenvolveu uma plataforma para gerenciar diversos produtos conectados à internet. O primeiro produto desenvolvido utiliza uma interface gráfica amigável, por meio da qual é possível programar agendamentos para ligar ou desligar as luzes em determinado horário, criar cenários específicos que proporcionam maior agilidade, além de evitar significativamente o desperdício de energia elétrica quando aplicado no controle de iluminação de empresas e residências.
O produto utiliza tecnologia sem fio e dispensa qualquer tipo de reforma e projetos específicos. A interação dessa arquitetura cria um produto com muito valor agregado e um baixo custo de fabricação, e que possibilita a comercialização diretamente no varejo. O grande diferencial tecnológico desta estrutura é que possibilita a interação dos produtos e a comunicação autônoma entre os mesmos.
Os estudantes já fecharam uma parceria com uma empresa especializada em iluminação e com uma construtora e incorporadora. Recentemente o projeto foi incubado pelo MIDI Tecnológico, administrado pela Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (Acate) e está em processo de abertura da empresa. “Estamos finalizando a plataforma, os aplicativos e o protótipo do módulo de iluminação que está em fase de teste e funcionando em algumas residências”, afirma Dimas.
Fonte: Portal UDESC Joinville.