Incubada do MIDITEC agiliza registro de propriedade intelectual com parceria
O MIDITEC, através do programa SebraeTec, auxilia startups que produzem inovação no processo de registro de propriedade intelectual. Por meio da iniciativa, as empresas incubadas tiveram ajuda da IDD, consultoria em propriedade intelectual parceira da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE). Para aqueles que querem entender melhor as questões burocráticas sobre propriedade intelectual, a IDD promove o evento Plantão de Dúvidas, com o apoio do MIDITEC.
“Além da economia de dinheiro, a IDD facilitou bastante todo o processo. Tudo foi explicado de maneira didática. Sem a ajuda deles não iríamos finalizar no prazo, e sem o recurso do SebraeTec não teríamos realizado o processo de propriedade intelectual até hoje”, explica Pedro Pereira, CEO da ePHealth.
Desde 2015 a IDD, com a ACATE e o MIDITEC, desenvolve políticas de empoderamento para empresários e empreendedores dentro do campo de Propriedade Intelectual, como o Plantão de Dúvidas, que ocorre no Centro de Inovação ACATE (CIA) – Primavera. “Acreditamos que essa discussão é essencial para o desenvolvimento sustentável das empresas e startups com foco em tecnologia e inovação”, explica Leila Violin, consultora da IDD. “Apesar de Santa Catarina ser o primeiro colocado no ranking de densidade de startups do Brasil, e do estado também ser destaque na inovação e tecnologia, somos, em algumas modalidades, o último colocado no ranking de proteção de propriedade intelectual da região Sul do país”, realça.
Violin aponta a ausência desta temática em todos os níveis de formação nas universidades, inclusive em áreas tecnológicas como Engenharias, e a falta de cultura de proteção dos ativos intangíveis, como alguns dos motivos para essa disparidade.
O próximo Plantão de Dúvidas ocorrerá em abril. Interessados em conhecer o trabalho da IDD podem acessar o site: https://iddpi.com.br/.