Incubadas do MIDI Tecnológico participam da primeira reunião itinerante
Na última segunda-feira (13), foi realizada a primeira reunião itinerante do MIDI Tecnológico, com participação de 11 incubadas e cerca de 20 participantes, que foram recepcionados pelo vice-presidente da ACATE e sócio da Agriness, Everton Gubert. O novo modelo de encontros proposto pela incubadora pretende ampliar a interação entre as empresas incubadas e graduadas, além de proporcionar discussões e troca de experiências.
Na última segunda-feira (13), foi realizada a primeira reunião itinerante do MIDI Tecnológico, com participação de 11 incubadas e cerca de 20 participantes, que foram recepcionados pelo vice-presidente da ACATE e sócio da Agriness, Everton Gubert. O novo modelo de encontros proposto pela incubadora pretende ampliar a interação entre as empresas incubadas e graduadas, além de proporcionar discussões e troca de experiências.
Segundo o anfitrião, o objetivo deste novo formato de encontro é aproximar incubadas e empresas graduadas e pioneiras já consolidadas que já tenham passado pelo momento que elas estão passando, neste processo de estruturação e consolidação. “Durante a reunião, expliquei a nossa logística de trabalho, nosso modelo de gestão, nossa cultura, valores, modelo de negócio e também contei um pouco da nossa história”, disse Gubert. De acordo com o empresário, as principais dúvidas das incubadas foram sobre como e quando a Agriness atingiu o ponto de equilíbrio, como a empresa gere seus talentos, quais foram os principais erros comentidos e como é seu modelo de negócio.
Gubert destacou que é fundamental o empresário gostar do que faz e que o seu negócio esteja pautado em princípios e valores. O vice-presidente da ACATE ressaltou ainda que a inovação é o motor das empresas, mas é através das pessoas que a inovação ocorre. “A principal mensagem que eu quis passar é que uma das coisas mais importantes em um negócio é ter a consciência de que a empresa existe para ajudar, para solucionar algum problema da sociedade”, disse. O empresário citou a importância da cultura e dos valores, para engajamento da equipe na concretização dos objetivos estratégicos, destacando que não basta o desejo de se abrir uma empresa, é preciso avaliar a sua razão social, ou seja, o propósito de sua existência, para servir a sociedade.
Incubadas
A expectativa da incubada Mobiliza em relação ao encontro era conhecer a Agriness e aprender algo novo com sua experiência, além de identificar dificuldades e desafios comuns e conhecer quais escolhas, posturas e posicionamentos foram tomados para chegar onde estão atualmente. Participaram do encontro os dois sócios da empresa: João Romão, diretor de operações e Kornelius Eidam, diretor executivo. Para Eidam, a reunião itinerante torna tangível o entendimento das abordagens utilizadas na gestão das empresas.
“Nos identificamos muito com os valores e o modelo de gestão adotado pela Agriness. Foi muito bacana e inspirador ouvir como eles lidaram com as mesmas “dores” que lidamos hoje na busca pelo crescimento e amadurecimento do negócio”, revelou o diretor executivo. Eidam ainda ressaltou que várias escolhas foram reafirmadas, recicladas, incorporadas e descartadas, com base na conversa entre os empresários.
Segundo a sócia-diretora da empresa incubada Pratical One, Clara Rejane Scholles, foi possível conhecer as boas práticas de uma empresa ainda nova, bem sucedida e em crescimento. Clara considerou importantes os aspectos relativos à cultura da empresa, que começa desde a contratação do indivíduo e a importância que o tema recebe na Agriness especificamente, onde a estratégia e contribuição de cada setor dentro da empresa estão claras. A estratégia anual é discutida e divulgada para todos e desdobrada em objetivos e metas de cada grupo. “Foi importante conhecer aspectos da internacionalização do negócio e de como os contatos com outros empresários ajudaram a Agriness. Saber como a empresa aproveita a oportunidade dos formadores de opinião no seu segmento”, afirmou. Para a sócia-diretora, a atividade foi enriquecedora, pois ver o exemplo prático, facilita a absorção de conceitos de gestão, posicionamento de mercado, gestão de pessoas, modelo de vendas.