Infográfico apresenta as tendências para o mercado brasileiro de TV paga
Novos modelos de negócio, maior interatividade e diferentes formas de consumir conteúdo.
Novos modelos de negócio, maior interatividade e diferentes formas de consumir conteúdo. Essas são algumas das principais tendências que os pequenos e médios provedores devem conhecer e investir e que estão disponíveis no infográfico Tendências para o mercado brasileiro de TV paga, lançado pela Cianet (www.cianet.ind.br), empresa catarinense que desenvolve tecnologia para oferta de dados, voz e imagem. O material reúne e expõe dados atualizados de diferentes institutos (ABTA, Frost & Sullivan e Ericsson, por exemplo) para traçar o panorama de perspectivas entre os players.
“Provedores que oferecem ou que desejam oferecer TV por assinatura devem estar atentos à realidade do mercado brasileiro em franco crescimento. Além de acompanhar os números, os gestores precisam estar à par das tendências: em quais soluções apostar, como obter alto retorno sobre o investimento e qual nicho do mercado atacar”, afirma Ricardo May, presidente da Cianet.
Imagens em HD, programação on demand, locadora virtual e gravadores digitais são os principais serviços vendidos pelo segmento de televisão paga no Brasil.De acordo com a Associação Brasileira de TV por Assinatura (ABTA), o estado de São Paulo apresenta a maior densidade de TV paga do país, com 48% de penetração. Do total de assinantes, 1,5% dispõe de IPTV, tecnologia que transmite os sinais de televisão a partir de dados IP, mas esse número deve chegar 9,4% nos próximos anos. Já as informações relacionadas à geração de emprego contidas no infográfico da Cianet demonstram um crescimento médio de 10% entre 2013 e 2014. No mesmo período, o faturamento do setor aumentou R$ 1 bilhão – de R$ 6,5 bilhões no ano passado para R$ 7,5 bilhões neste ano – graças, em maioria, ao investimento em publicidade.
Após traçar um perfil do mercado brasileiro de televisão paga, o infográfico ainda fornece perspectivas para o setor, com base em levantamento da Ericsson de 2014: entrega OTT (conteúdo over-the-top) para todos, agrupamento de serviços e, principalmente, ascensão de novas operadoras e novos investimentos. Também foram selecionadas as tecnologias indicadas para cada cenário: DTH, HFC/RF e IPTV, com destaque para a última solução, que agrega valor à entrega de serviço das operadoras. Para May, que já foi do time de P&D da Cianet, esse conteúdo dá base para que novas empresas possam competir em igualdade com grandes players. “Queremos mostrar que, com a aposta em inovação, é possível que os provedores tenham bons resultados e popularizem o acesso a determinadas tecnologias demandadas pelos próprios novos perfis de consumidores brasileiros”, explica May.
Sobre a Cianet
Com mais de 20 anos de atuação, a Cianet é referência em produtos e desenvolvimento de tecnologia para o mercado de operadores de TV e Internet. Com foco na área de Pesquisa & Desenvolvimento, a Cianet está sempre atenta às tecnologias inovadoras no seu segmento, tendo recebido vários prêmios, inclusive o Premio Inovação na Futurecom de 2010, o prêmio Professor Caspar Erich Stemmer da Inovação em Santa Catarina em 2013. Nos últimos quatro anos consecutivos esteve presente no ranking das “250 PMEs que mais crescem no Brasil”, realizado pela Deloitte Consultoria e a revista Exame PME, ocupando o 53º lugar em 2014.