Influência do ecossistema de inovação catarinense foi pauta no Fórum Santa Catarina, do Canal Rural
Na última semana de outubro (31), Criciúma foi palco do “Fórum Santa Catarina e o Agro 5.0″, promovido pelo Canal Rural em parceria com as principais entidades do agronegócio catarinense. O evento, em sua 7ª edição, reuniu especialistas, lideranças do setor e representantes da tecnologia para debater o futuro do agronegócio no estado. Entre os destaques, Valder Zacarkim, diretor da Vertical AgTech da ACATE e fundador da startup FAZENDACHEIA, apresentou uma palestra sobre o impacto da inovação no setor agropecuário.
Representando a ACATE, Zacarkim destacou a importância do ecossistema catarinense de tecnologia no desenvolvimento de soluções inovadoras para o campo, que contribuem para a transformação do agro na era digital. “Nenhuma cultura é transformada do dia para a noite. O agro é geracional, a cada geração este setor se atualiza um pouco. Então, o papel das empresas de tecnologia é estreitar os laços do agronegócio com os mercados de capitais e da cultura de adesão à tecnologia, representado de fato os produtores rurais”, afirmou o diretor da Vertical AgTech.
O fórum abordou ainda o papel da inteligência artificial, tecnologia e gestão avançada na eficiência e competitividade do campo. “O ecossistema de inovação de Santa Catarina tem potencial único para conectar startups, empresas e produtores em busca de soluções que vão além da produção, incluindo sucessão, diversificação e verticalização da cadeia produtiva”, enfatizou o diretor. O evento reforçou a relevância da transformação digital na tomada de decisão, abordando outros tópicos como inteligência artificial, automação e o uso estratégico de dados para melhorar a competitividade no mercado agropecuário. Para assistir o conteúdo na íntegra, clique aqui!
O Fórum Santa Catarina e o Agro 5.0 é uma realização do Canal Rural em parceria com as principais de entidades de representação do agronegócio catarinense, como Fecoagro, Ocesc/Sescoop, Faesc/Senar, Sindicarne/Acav, governo do estado, através da Secretaria de Agricultura e Epagri, e apoio Assembleia Legislativa de Santa Catarina.
A Vertical AgTech ACATE
A Vertical Agtech é composta por mais de 50 empresas de tecnologia que atuam em um dos setores mais dinâmicos da economia nacional: as Agrotechs. Essas empresas desenvolvem e comercializam soluções para o segmento do agronegócios nas áreas de agropecuária, agricultura, silvicultura e pescado, oferecendo sistemas (softwares e hardwares) que auxiliam na gestão e produtividade de propriedades rurais, no controle de qualidade de produtos, além de apoiar iniciativas junto a produtores familiares. Conheça a Vertical AgTech aqui!
Fique por dentro do ecossistema através da newsletter, do LinkedIn e do Instagram da ACATE.