“Inovar é gerar ideias e convertê-las em negócios rentáveis”, diz presidente da Duas Rodas durante VerticAlmoço
A Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE) recebeu nessa terça-feira, 1º de março, o presidente da Duas Rodas, empresa de Jaraguá do Sul que atua há 91 anos no setor de alimentos. Leonardo Zipf palestrou durante o VerticAlmoço e a palavra-chave da conversa foi inovação. “A Duas Rodas não cresceria durante nove décadas se não fosse o investimento de 8% de seu faturamento em inovação e tecnologia”, destacou o executivo.
A Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE) recebeu nessa terça-feira, 1º de março, o presidente da Duas Rodas, empresa de Jaraguá do Sul que atua há 91 anos no setor de alimentos. Leonardo Zipf palestrou durante o VerticAlmoço e a palavra-chave da conversa foi inovação. “A Duas Rodas não cresceria durante nove décadas se não fosse o investimento de 8% de seu faturamento em inovação e tecnologia”, destacou o executivo.
Com crescimento médio anual de 15%, a empresa catarinense tem 20 pessoas da área de marketing dedicadas apenas a estudar como estará o mercado de alimentos ao longo dos anos. A empresa também conta com o Innovation Center, para estimular a inovação incremental e radical na empresa a curto prazo. Zipf defende que o sucesso de uma companhia é resultado de sistemas e políticas diferenciados. “Os brasileiros deixaram de inovar por muitos anos, agora estão mudando o comportamento em decorrência da crise”, afirma. Segundo o empresário, o cenário econômico atual traz vulnerabilidade, porém, também pode ser um momento de oportunidades.
Para a Duas Rodas, inovar é gerar ideias e convertê-las em negócios rentáveis — de nada adianta criar um produto inovador sem planejar como comercializá-lo. Hoje a empresa trabalha para que 10% de seu faturamento venha de produtos inovadores, que são desenvolvidos para começar a trazer resultados em três anos. Zipf alegou que a inovação deve ser empregada para desenvolver o que o mercado quer, e não o que a companhia acredita que seja tendência. “Inovação tem que gerar resultados e aumentar margem de rentabilidade das empresas”, explica o executivo.
A Duas Rodas realiza planejamentos anuais, para os próximos cinco anos e para 10 anos. O objetivo atual da empresa, que já é líder de mercado na América Latina, é conquistar também a liderança nos Estados Unidos e posteriormente na Europa.