“Inovar é o que nos permite sobreviver”, diz cientista Kumar Krishen em palestra na ACATE
A Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) recebeu na última quinta-feira (12) o cientista
A Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) recebeu na última quinta-feira (12) o cientista Dr. Kumar Krishen, que soma 53 anos de serviços dedicados à NASA. O pesquisador falou para uma plateia de aproximadamente 300 pessoas sobre a importância da inovação e como a humanidade pode se preparar para o futuro. “A inovação é a chave para o futuro da humanidade, vou deixar vocês convencidos disso. Sem inovação a humanidade não existirá mais, e pode ser daqui a um milhão ou 100 mil anos”, ressaltou no início de sua palestra.
Krishen destacou que o ambiente na Terra irá mudar e por isso a exploração espacial é tão importante. De acordo com ele, ter incontáveis animais habitando o planeta traz um impacto gigante, e por isso precisamos tornar as coisas mais eficientes. “Não estou falando de luxo, inovar é o que nos permite sobreviver. Por isso explorar outros ambientes é tão importante — no espaço precisamos aprender como sobreviver a temperaturas diferentes daqui. Para isso, é necessário desenvolver o que ainda não existe no mercado”, completou.
O cientista também destacou que precisamos ir além da automação, principalmente quando as decisões precisam ser baseadas em dados. “Nós devemos tomar algumas decisões automaticamente quando segundos podem fazer a diferença. Por isso, a automação robótica vai ganhar da gente, mas vamos continuar precisando de pessoas pensando o que colocar no robô”, explicou.
E como inovar? Para o pesquisador a imaginação, a inspiração e a inclusão são os aspectos que levam à inovação. Além disso, considera extremamente necessário observar as dificuldades do ambiente para saber onde é mais importante inovar. Ele citou como exemplo o trânsito de Florianópolis e como governo, empresas e universidades devem pensar em soluções para resolver o problema.
O Dr. Kumar Krishen esteve na capital catarinense por meio de iniciativa da Teltec Solutions e da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul). O evento contou com o apoio da ACATE e ADVB/SC.
Sobre o cientista
O pesquisador ocupou posições estratégicas em programas avançados de observação da Terra, sistemas experimentais, rastreamento e comunicações, suporte a missões, novas iniciativas e tecnologias de pesquisa e desenvolvimento, criando parcerias com universidades, indústrias e agências governamentais. O cientista é membro do Instituto de Engenharia Eletrônica e Telecomunicações e associado do Instituto Americano da Aeronáutica e Astronáutica.
Krishen é PHD em Engenharia Elétrica e Eletrônica, pela Universidade Estadual do Kansas. Soma 53 anos de serviços dedicados à NASA, completados em janeiro de 2018. Seus esforços de pesquisa e engenharia foram utilizados em vários experimentos e em publicações de mais de 170 trabalhos técnicos, apresentações e relatórios – 60 dos quais foram publicados em livros e revistas técnicas.
O pesquisador vem de uma pequena aldeia em Caxemira, na Índia. Ele saiu de casa quando ainda cursava a escola básica para trabalhar em projetos como desenvolvimento de um sistema de hipertermia para tratamento do câncer.