Inscrições abertas para o Black Founders Fund no Brasil
Startups são importantes agentes de transformação e inovação e contribuem na construção de respostas a alguns dos principais desafios econômicos e sociais que conhecemos. Porém, para que essas empresas consigam trabalhar em soluções mais diversas e eficazes, é preciso que haja pluralidade na concepção de cada nova ideia. Esse é um dos principais objetivos no Google, não só na América Latina, mas em todo o mundo. E, a partir disso, a iniciativa Black Founders Fund foi criada.
De acordo com o IBGE, mais de 56% da população brasileira se autodeclara negra. Dos que estão no mercado de trabalho formal, 29% são donos dos seus próprios negócios, conforme dados do Instituto Locomotiva. No entanto, segundo o estudo “O Empreendedorismo Negro no Brasil”, a maioria deles iniciou seus negócios com poupança própria ou de familiares e amigos. Isso acontece, principalmente, pela existência de uma lacuna de mercado e pela dificuldade em acessar capital e conseguir crédito – cerca de 30% afirmam que tiveram crédito negado sem explicação. Para o Google for Startups, que foca em apoiar diretamente o mercado de inovação, impulsionar empreendedores negros e negras se tornou uma de suas principais missões.
Focados na missão de construir um ecossistema de startups com mais equidade, inclusão e diversidade no Brasil, o Google lançou, em 2020, o Black Founders Fund,iniciativa que investe recursos financeiros, sem qualquer participação societária, em startups fundadas e/ou lideradas por pessoas negras. Desde o lançamento do fundo, a iniciativa do Google for Startups já investiu cerca de US$ 34 milhões em mais de 440 startups no Brasil, EUA, Europa e África.
Além do investimento, as startups selecionadas recebem créditos do Google Cloud, mentoria sobre produtos e liderança, sessões de terapia com foco em saúde mental e acesso a uma rede de diversos outros afroempreendedores que estão enfrentando desafios semelhantes.
Se você é uma pessoa negra e lidera uma startup, saiba mais sobre esta oportunidade e inscreva-se aqui.
Fonte: Blog do Google Brasil