Com investimento de R$ 140 milhões, Zucchetti anuncia compra de duas empresas de Santa Catarina
A multinacional italiana de tecnologia Zucchetti anunciou a aquisição de duas empresas de Concórdia (SC): a Smallsoft e a Gdoor, somando um investimento de R$ 140 milhões. A empresa já havia registrado em agosto, junto ao Governo do Estado, sua intenção de direcionar cerca de R$ 150 milhões para solo catarinense. Com o negócio, a italiana passa a ter uma base de 100 mil clientes de micro e pequeno varejo no Brasil, e Santa Catarina, que abriga agora quatro unidades da empresa, se consolida como principal foco da multinacional, concentrando mais de 250 do total de 342 colaboradores no Brasil.
A Zucchetti tem faturamento de mais de 1,3 bilhão de euros por ano, 8 mil colaboradores e atende no mundo todo mais de 800 mil clientes, além de ter unidades em 11 países e clientes em mais de 50.
No Brasil, a empresa, que é associada da Acate, completa seu décimo primeiro ano de história, e segue expandindo sua presença por meio de aquisições. Em 2020, em uma negociação de mais de R$ 100 milhões, a gigante italiana comprou a catarinense Compufour, especializada no desenvolvimento de sistemas de gestão para micro e pequenas empresas, inaugurando a entrada da multinacional neste segmento em território brasileiro.
A Zucchetti teve seu berço na Itália, onde hoje é referência no desenvolvimento de soluções tecnológicas, como Software house, e o Brasil é o país com o maior número de clientes e parceiros depois do seu país de origem, conta Alessio Mainardi, CEO da empresa no Brasil.
“O país é considerado um território estratégico para novos negócios, e com potencial expressivo para aderir às soluções do grupo Zucchetti, que são reconhecidas mundialmente pela qualidade e inovação”, afirma o CEO.
Alessio aponta que as duas aquisições realizadas em 2022 fazem parte da estratégia de ampliação da presença da Zucchetti no mercado de automação comercial para micro e pequenos varejos. Com essas duas aquisições, a Zucchetti consolida sua posição de liderança no segmento, com mais de 100.000 clientes ativos e uma rede de parceiros que confere alta capilaridade, permitindo presença em todo o território nacional.
A compra da Smallsoft e da Gdoor corroboram com a estratégia de crescimento da Zucchetti, embasada em aquisições de empresas consolidadas no mercado, lucrativas e com produtos validados, que tenham afinidade com a cultura da multinacional, agregando novos espaços e possibilidades de expansão.
Ampliando espaço no varejo
Fundada em 2005, a Smallsoft atua nacionalmente, com foco em softwares de automação comercial para pequenos varejos. A empresa desenvolve tecnologia de emissão de documentos fiscais eletrônicos, controle de estoque, cadastros e financeiro, tendo 40 funcionários e uma base de quase 19 mil clientes.
Para Ronei Ivo Weber, CEO da SmallSoft, a aquisição da empresa pela Zucchetti é uma forma de garantir expansão, investimentos e a continuidade do negócio. “Eu sempre tive o desejo de que a Small continuasse no mercado, para deixar ela como um legado para o setor de micro e pequeno varejo. A Zucchetti, como uma empresa multinacional, nos traz a possibilidade de agregar toda sua experiência, além de investimentos e crescimento, vindo ao encontro de nosso propósito de continuidade”, comenta.
A Gdoor cria soluções tecnológicas para a gestão de micro e pequenos varejos e tem 13 anos de mercado, contando com aproximadamente 80 colaboradores. A empresa atua com tecnologia para vendas, emissão de cupons e notas, gestão financeira, controle de estoque e geração de arquivos fiscais. A base de clientes aproximada é de 37 mil.
“Nós seguimos com a negociação com a Zucchetti porque identificamos um fit cultural com a Gdoor e, com esse M&A, será possível contar com a maturidade e constância de uma empresa presente em diversos países, além de garantir investimentos e muitas melhorias para nossos clientes e parceiros”, afirma Joel Souza, CEO da Gdoor.
Multinacional aposta em aquisições para expansão
A Zucchetti tem 40 anos de mercado e está completando 11 anos no Brasil. Considerando as novas negociações, a empresa já fez sete aquisições no país, onde a multinacional aposta suas fichas para o crescimento na América Latina, buscando expandir os negócios e aumentar em 50% seu faturamento.
“Criar sinergia em termos de produtos, serviços e negócios entre empresas, parceiros e clientes do grupo Zucchetti é o nosso objetivo. A estratégia é criar o maior polo de software para o segmento de varejo, podendo atender com eficiência todo o território nacional através de um canal de distribuição, e com tamanha qualidade e eficácia que representa a Zucchetti no Brasil”, completa Alessio.
A estratégia de M&As faz parte da operação da Zucchetti no Brasil e no mundo, contando com sete aquisições em território nacional ao longo de 11 anos, e mais de 150 aquisições internacionais. A multinacional segue investindo em 2022 com o objetivo de expandir suas três principais verticais de negócio: tecnologia para pequenos varejistas (PDV), ERP e HRTech.
Vertical Varejo
A Vertical Varejo conta com dezenas de empresas integrantes, assim como a Zucchetti, e foi criada para aproximar lojistas, startups e grandes empresas de tecnologia para acelerar a digitalização do setor, unindo o varejo com empresas de tecnologia e abrindo novas oportunidades de mercado. É uma empresa de tecnologia para varejo? Saiba mais e participe da Vertical