Investimentos e retenção de talentos: painéis na ACATE e Startup Summit 2023 orientam empresas do setor
A expansão do mercado de tecnologia em Florianópolis, que conta com cerca de 5,8 mil empresas, tem trazido também um desafio aos empreendedores: como captar recursos para apoiar a expansão dos negócios e manter os colaboradores e executivos em um cenário de competição global por talentos.
Na próxima semana, quando a capital catarinense estará no centro das atenções do mercado nacional de startups e empreendedorismo inovador com o Startup Summit, dois eventos vão tratar dos temas. Na terça (22), a sede da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), no CIA Primavera, recebe, das 18h às 20h, o painel gratuito “Estratégias de retenção de talentos e captação de investimentos”. O evento integra um projeto de parceria da ACATE para fornecer subsídios jurídicos aos empreendedores em questões que auxiliem no crescimento sustentável das empresas.
Em uma das frentes, o painel vai apresentar os diferentes formatos de remuneração para profissionais altamente qualificados, detentores de conhecimento que impacta na performance da startup, e que frequentemente são alvo de propostas de empresas maiores, inclusive estrangeiras. Em outra, o evento vai abordar as diferentes etapas e processos para uma empresa do setor receber aportes de recursos, em especial como ela deve se preparar do ponto de vista jurídico, e ainda os tipos de investimento e os modelos mais adequados para cada estágio de desenvolvimento da startup.
O debate será conduzido por advogados com atuação e experiência no ecossistema de inovação e tecnologia: Bruna Caroline Pasta, Ivan Remor e Lio Vicente Bocorny, do Mosimann-Horn, de Florianópolis, e Luiz Fernando Goedert, Camilla Martes e Paul Tedesco, do escritório Mattos Filho, de São Paulo. As inscrições são gratuitas e limitadas neste link.
M&A como estratégia de crescimento
Na quarta-feira (23/8), já durante o Startup Summit 2023, será lançado o e-book “Crescendo com Estratégia: M&A e Investimentos Transformando Negócios”, às 16h50, no Centrosul, durante painel com a mesma temática. O conteúdo traz cases de sucesso em investimentos, fusões e aquisições (M&A), e orienta startups a trilhar um caminho seguro de crescimento, além de compartilhar experiências, desafios e estratégias diretamente dos empreendedores.
Um dos cases é o da startup catarinense Data Rudder, que em 2022 recebeu aporte de R$ 3,1 milhões de uma das principais atuantes no setor de software e inovação para o sistema financeiro do Brasil. A história será apresentada no painel, gratuito a todos os participantes do evento, pela co-fundadora da startup, Thais Nolasco, e os advogados Bruna Pasta e Ivan Remor, do Mosimann-Horn Advogados, que assessoram a empresa na negociação.
O processo abrangeu três rodadas de investimentos, iniciando por um programa de aceleração, passando por um segundo investimento menor, até o terceiro aporte milionário. Elaborado em parceria com a ACATE, o e-book estará disponível para download gratuito após o painel e apresentará também casos que contaram com a participação das empresas Questum e Invisto.
*Fonte: SC Inova/ Foto: Jonny Lindner
Fique por dentro do ecossistema através da newsletter, do LinkedIn e do Instagram da ACATE.