Jovem prodígio vencedor do programa Conexxão Jovem visita a ACATE
Na última quarta-feira (22), a Associação Catarinense de Tecnologia recebeu um jovem talento em sua sede, em Florianópolis. Nathan Rocha, de apenas 12 anos, foi um dos vencedores do Conexxão Jovem, programa do Instituto Nexxera que tem como objetivo o desenvolvimento da educação empreendedora em escolas públicas. Nathan tinha o sonho de conhecer a ACATE e foi recebido para uma visita exclusiva por todos os espaços da sede da Associação.
Lançado em 2018, o Conexxão Jovem tem como objetivo o desenvolvimento da educação empreendedora com foco no empoderamento jovem em escolas públicas, através da busca de soluções aos problemas da comunidade ou da escola. Desde então, o projeto já atendeu mais de 800 participantes, entre eles, Nathan Rocha, que participou da edição mais recente.
Junto de outros 5 colegas, Nathan criou um projeto para solucionar as dores de comunicação da escola, que muitas vezes optava por recursos gráficos e vídeos pouco eficientes para o público-alvo. O jovem, junto com a sua equipe, propôs então a criação de um estúdio de gravação de vídeos e podcast, no qual os alunos poderiam gravar e editar conteúdos de maneira mais eficiente para a escola e também para uso de alunos mais tímidos, que teriam a possibilidade de gravar apresentações em vez de apresentar trabalhos na frente de toda a sala de aula, por exemplo.
Após apresentar o “pitch” de sua solução para representantes do Instituto Nexxera e também para membros da Secretaria de Educação, o grupo foi selecionado como vencedor desta edição. Como premiação, o Instituto forneceu todos os equipamentos necessários para a criação do estúdio, além de promover parcerias com outras entidades, como a NSC, para que os alunos pudessem ter contato direto e treinamentos com profissionais da área, e com a ACATE, em uma visita exclusiva com a qual o jovem sempre sonhou.
Para o futuro, Nathan disse que pretende seguir na área de inovação e tecnologia, se especializando em programação na área de segurança ou de games, com a qual já tem certa familiaridade, como o jovem relatou. “Meus colegas de sala sempre tiveram muita dificuldade para entender coordenadas geográficas, e como Geografia é minha matéria favorita, decidi criar um jogo para explicar os conceitos de latitude e longitude”. O resultado do projeto do jovem foi o aumento das notas de todos os alunos da sala.
Após a visita, Nathan recebeu a notícia de que será parte do próximo programa de formação promovido pela ACATE com grande entusiasmo. A ACATE apoia hoje mais de 30 iniciativas de formação profissional que, apenas em 2022, impactaram um total de 9.985 alunos. Conheça alguns deles clicando aqui.
Fundado pelo Grupo Nexxees há 15 anos, o Instituto Nexxera busca gerar impacto e transformação por meio de iniciativas de responsabilidade socioambiental. Todos os projetos do Instituto são focados em assegurar educação gratuita, inclusiva, equitativa e de qualidade, além de promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. Carla Inácio da Cunha, Gerente do Instituto Nexxera, se orgulha dos resultados obtidos com os programas sociais. “Estar há 15 anos ajudando pessoas a trilhar esse caminho com propósitos tão claros e importantes, impactando mais de 200 mil vidas, é motivo de muito orgulho”.
Edenir Silva, fundador do Grupo Nexxees, que também acompanhou a visita de Nathan a ACATE, ressaltou a importância da inovação e da sustentabilidade social caminharem sempre juntas.“O Grupo Nexxees tem muito orgulho em ser mantenedor do Instituto Nexxera, que há 15 anos atinge resultados transformadores em prol das comunidades mais vulneráveis de nossa região e nos programas de desenvolvimento de empreendedorismo e negócios de impacto”, afirmou.
Fique por dentro do ecossistema através da newsletter, do LinkedIn e do Instagram da ACATE.