Jovens programam aplicativos para facilitar adoção de animais de rua, incentivar o turismo e organizar a rotina de estudos em Florianópolis
Na última quarta-feira, 08, 38 jovens, a maior parte entre 14 e 20 anos, se formaram no curso Mão na Massa. A iniciativa da empresa Cheesecake Labs em parceria com o Comitê para a Democratização da Informática, CPDI, e o Instituto Federal (IFSC), ensina programação básica e avançada de aplicativos de forma gratuita para jovens de Florianópolis.
Na última quarta-feira, 08, 38 jovens, a maior parte entre 14 e 20 anos, se formaram no curso Mão na Massa. A iniciativa da empresa Cheesecake Labs em parceria com o Comitê para a Democratização da Informática, CPDI, e o Instituto Federal (IFSC), ensina programação básica e avançada de aplicativos de forma gratuita para jovens de Florianópolis. Em 5 meses de aula, os alunos programaram três apps: MiAudote, que facilita a adoção de cachorros e gatos de rua; DC — Desenvolvimento de Cidades, que possibilita a avaliação de pontos turísticos de cidades para o seu aprimoramento; e Rotina de Sucesso, que ajuda no acompanhamento dos estudos, estimulando o desenvolvimento acadêmico.
As ideias das soluções partiram dos próprios alunos. Nas primeiras aulas, eles se juntaram em grupos para propor temas a serem trabalhados, os melhores foram escolhidos e a turma se dividiu equipes para programá-los. As escolhas giraram em torno de temas que impactam a sociedade e que fazem parte da rotina dos alunos, como adoção de animais de rua, turismo e rotina de estudos.
Cássio Goulart, coordenador do curso, explica que “o aprendizado de programação ajuda os alunos muito além das aulas do Mão na Massa. Aqui eles aprendem a trabalhar em equipe, ter responsabilidade, desenvolver raciocínio lógico e consciência social. Nas próximas fases do projeto, esse jovens poderão continuar a desenvolver as soluções que idealizaram, tornando-as mais funcionais.”
Além das lições elencadas por Cássio, os alunos também aprendem uma profissão. “O mercado de tecnologia emprega mais de 16 mil pessoas na Grande Florianópolis, entendendo a linguagem usada nas empresas de TI, os jovens saem do curso de encontro a um mercado que estará de portas abertas”, enfatiza Cleusa Kreusch, da área de projetos do CPDI.
O Mão na Massa acontece desde 2017 e já formou mais de 40 jovens. O início das próximas turmas está previsto para o segundo semestre deste ano. As aulas acontecem todos os sábados no IFSC. Mais informações podem ser obtidas pelos e-mails [email protected] e [email protected]