Laboratório de inovação urbana da ACATE divulga selecionados do programa
O programa Living Lab Florianópolis, promovido pela Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), divulgou as selecionadas para seu programa de suporte a startups que desenvolvem soluções para tornar as cidades mais inteligentes. Foram 27 inscritos e 10 selecionados, que terão a oportunidade se conectarem com possíveis clientes e parceiros estratégicos para validar e aprimorar seus produtos em ambiente real. Florianópolis será o espaço de teste dessas soluções, que buscam melhorar a rotina da população.
“O programa vai aproximar a startup do seu público alvo a fim de testar e validar o produto e, ao final dos seis meses de participação com os diagnósticos, mentorias, retorno do mercado e indicadores de desempenho, a empresa ganhará visibilidade e estará muito mais preparada para atuar”, comenta Thaís Nahas, coordenadora do programa.
O programa é uma iniciativa da Rede de Inovação de Florianópolis e executado pela Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), o qual também pretende promover a cultura de inovação entre os cidadãos, aproximá-los de novas tecnologias e, com isso, estimular o empreendedorismo e o desenvolvimento tecnológico voltados à solução de desafios urbanos, gerando benefícios mútuos para a sociedade. “Esperamos para 2019 um ano de muitas conexões que fomentem o codesenvolvimento e aperfeiçoamento destas soluções tecnológicas selecionadas”, finaliza Thaís.
As inscrições para o programa foram analisadas seguindo cinco critérios principais, incluindo perfil da empresa e equipe, inovação da proposta para a cidade, adequação às demandas da sociedade e às leis, utilidade e viabilidade mercadológica. O grupo avaliador foi composto por gestores públicos municipais e estaduais, professores e pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), consultores de negócios de empresas locais e especialistas em Cidades Inteligentes. Alguns dos projetos selecionados propõem o uso de IOT para o monitoramento de tráfego de veículos e de incêndio, o monitoramento de mídias e opinião pública com o uso de Big Data, bem como plataforma para o fomento do turismo esportivo.
Conheça aqui todas as selecionadas:
Smart Homes: automação residencial e predial para monitorar incêndios e notificar autoridades;
ManejeBem: plataforma para auxiliar agricultores urbanos e periurbanos, conectando-os com técnicos agrícolas;
Qendu: dispositivos de segurança eletrônica com plataforma de controle de acesso de fácil instalação;
Sigmais: plataforma para contagem/monitoramento do tráfego de veículos e de vagas de estacionamento;
Smartgreen: automação para medição, corte e religamento da energia elétrica;
WiFeed: hotspot de internet com plataforma de mídia para ambientes públicos com fluxo de pessoas;
CityTech: plataforma para tornar gestão pública participativa e inteligente com uso de inteligência artificial;
RunClub: Plataforma para participantes de eventos esportivos para busca de hospedagem com experiência e suporte de assessorias esportivas;
ParticipAct / Fundação UDESC: plataforma colaborativa para participação cidadã;
Mobilis: veículos elétricos com plataforma para aluguel e compartilhamento;