Levantamento de dados para Pintec 2009 começa em agosto
“A Pintec é um farol para o Governo e a academia entenderem de que forma a inovação se insere hoje no dia a dia das empresas brasileiras”, explica Mariana Rebouças, coordenadora do estudo. É a partir dos dados obtidos que o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) avalia os resultados e define as estratégias adotadas pelo Sistema Nacional de C&T. “O sucesso do Plano de Aceleração do Crescimento para a inovação na indústria e serviços será avaliado com base na nova Pintec”, revela Mariana.
A Pintec 2005 pesquisou 14.334 empreendimentos, que representaram um universo de 91.055 empresas industriais e 4.246 empresas de serviços em atuação no País. Na ocasião, entre 2003 e 2005, os gastos das empresas industriais brasileiras com inovação aumentaram de 2,5% da receita líquida para 2,8%. O número de empresas inovadoras também cresceu, passando de 28.036 para 34.983. Entre as empresas industriais, o número de empreendimentos inovadores chegou a 32.433, o que representa 35,62% do total. Em 2003, o percentual nacional era de 33,3%.
Devido à concentração industrial no Brasil, o IBGE definiu que integram a pesquisa apenas empresas com sede em estados que representem mais de 1% do Produto Interno Bruto (PIB). São todos os estados do Sudeste e do Sul, mais Goiás, Distrito Federal, Bahia, Pernambuco, Ceará, Amazonas e Pará. “Com esse recorte, conseguimos projetar dados nacionais com uma margem mínima de erro para mais ou menos, nada que exceda 3%”, afirma Mariana. Segundo a pesquisadora, um dos principais diferenciais da Pintec é a forma de coleta de dados. Devido à complexidade dos conceitos envolvidos no estudo, o formulário não é apenas enviado às empresas, como ocorre no resto do mundo.
“Tradicionalmente, todo formulário é respondido por contadores, que não possuem familiaridade com os assuntos tratados nessa pesquisa especificamente”, diz Fernanda de Vilhena, que integra a equipe de pesquisadores. A solução utilizada desde 2000 foi fazer um primeiro contato para encontrar o profissional preparado para responder as perguntas e realizar toda a entrevista de forma assistida, método que garante a homogeneidade das informações obtidas e a diminuição na taxa de recusa dos entrevistados.
Todos os dados das edições da Pintec podem ser encontrados no site do IBGE. Recortes com cruzamentos de informações que não constem nos relatórios oficias podem ser requisitados por email ao Instituto. “A pesquisa possui diversas informações e não dá para apresentar todas as relações de dados. Por isso, caso alguém queira saber, por exemplo, o número de empresas que cooperam com universidades e realizam P&D, é só solicitar”, explica Fernanda.
Revista Inovação em Pauta