Lifeshub chega à Colômbia criando base inédita de dados para o país
A Lifeshub, empresa catarinense que fornece dados estratégicos de saúde para empresas e profissionais do setor, deu seus primeiros passos no mercado externo com um projeto que levou à Colômbia informações inéditas do segmento para o mercado local. Sediada em Florianópolis, a healthtech atende gigantes como Siemens, Hermes Pardini e Baxter, além de indústria, rede assistencial, saúde suplementar e fornecedores.
O projeto surgiu a partir da necessidade de um dos seus clientes no Brasil, uma indústria multinacional de equipamentos hospitalares que busca aprimorar a estratégia de mapeamento de demanda na Colômbia, mas não tinha disponível uma base de informações aprofundadas para fundamentar sua tomada de decisões no país vizinho.
Inicialmente, o estudo organizou e cruzou informações a respeito da estrutura colombiana para realização de exames de imagem, ressonância magnética, tomografias, ultrassons, mamografias, entre outros. De acordo com Cairo Bueno, Diretor de Tecnologia da LifesHub, existe na Colômbia uma estrutura semelhante ao Sistema Único de Saúde (SUS) brasileiro, que disponibiliza à população informações básicas de transparência na gestão pública, porém sem o mesmo nível de detalhamento em relação à quantidade de equipamentos e distribuição na estrutura hospitalar e clínica do país.
“No Brasil, conseguimos organizar uma base que diz quais equipamentos e quantas unidades cada hospital possui de cada um, mas na Colômbia tal indicador não existe. Então, buscamos formas alternativas de chegar nessa informação, cruzando dados fornecidos pelo governo, mapeando toda a produção dos hospitais e clínicas e fazendo a inferência da capacidade de atendimento de cada aparelho”, detalha Cairo.
Próximo passo: criar indicadores regionais
A pesquisa foi longa e envolveu a base de dados do governo, densidade demográfica, produção hospitalar, notícias veiculadas na mídia colombiana sobre ampliação de estrutura e reformas hospitalares, programação de robôs de monitoramento de informações sobre saúde e cálculos de potencial de atendimento de pacientes por equipamento, inclusive projetando a durabilidade de cada máquina em uso.
“Sabendo a data de inauguração de determinados serviços de saúde, fizemos uma relação da vida útil de cada aparelho e pudemos ter uma perspectiva da necessidade de recompra ou ampliação de estrutura nos próximos meses e anos”, complementa o executivo.
Ele disse ainda que a empresa dobrou o volume de clientes em 2022 e espera triplicar em 2023. “A entrega da versão colombiana da nossa plataforma de inteligência representa o primeiro passo da expansão na América do Sul. Este foi o primeiro ano de imersão na Colômbia e fizemos um conjunto preliminar de indicadores. Para 2023, queremos ir além e criar indicadores regionais próprios da saúde no país envolvendo PIB, densidade demográfica, mapeando leitos por mil habitantes nos municípios, quantidade de leitos por milhão de habitantes no país, entre outros. Desenvolver um ranking não só dos estabelecimentos de saúde, mas ter a capacidade de avaliar quais regiões têm maior demanda e quais têm dificuldades de acesso ao atendimento de saúde”, conclui Cairo.
A ACATE
A Lifeshub é uma empresa associada à ACATE. Ao fazer parte da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), você passa a integrar o melhor hub de inovação do Brasil. Aqui, criamos o amanhã que o mundo precisa junto com empresas líderes do mercado e startups inovadoras.
Fique por dentro do ecossistema através da newsletter, do LinkedIn e do Instagram da ACATE.
*Fonte: SC Inova/ Foto: Divulgação