Linha Finep Inovacred Expresso simplifica tramitação para empresas de base tecnológica
Empresas de base tecnológica de Santa Catarina associadas á ACATE já podem estudar as condições para enquadramento na nova linha de financiamento Finep Inovacred Expresso, lançada no dia 26.08 no Centro de Inovação ACATE – CIA Primavera, em Florianópolis, na presença do ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo, do Governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, do diretor-presidente do BRDE, Neuto de Conto, e do presidente da Federação das Indústrias (
Empresas de base tecnológica de Santa Catarina associadas á ACATE já podem estudar as condições para enquadramento na nova linha de financiamento Finep Inovacred Expresso, lançada no dia 26.08 no Centro de Inovação ACATE – CIA Primavera, em Florianópolis, na presença do ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo, do Governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, do diretor-presidente do BRDE, Neuto de Conto, e do presidente da Federação das Indústrias (FIESC), Glauco Côrte, entre outras autoridades.
Para viabilizar operações dentro da nova linha de crédito, o presidente da Associação Catarinense das Empresas de Tecnologia (ACATE), Guilherme Bernard, assinou convênio com o BRDE e o sistema cooperativo CECRED/CREDIFIESC. “Celebrar este convênio é uma oportunidade ímpar. O nosso ecossistema em Santa Catarina justifica todo o incentivo. Para oferecer um exemplo do potencial, citamos o investimento do Sebrae/SC na incubadora MIDI Tecnológico. A arrecadação de impostos de 2014 de apenas uma das 80 empresas já graduadas superou o investimento total realizado nos últimos 17 anos na incubadora”, afirmou Bernard.
A linha Finep Inovacred Expresso de crédito para micro e pequenos empreendedores tem como característica a tramitação simplificada. Financia projetos de até R$ 150 mil para micro e pequenas empresas – com faturamento de até 16 milhões – com perfil inovador. Operada via parceiros conveniados ao BRDE, a linha tem prazo para pagamento de até 48 meses, incluída carência de 6 a 12 meses, com juros de TJLP + 3% ao ano.
Para conseguir os investimentos, as empresas não necessitam apresentar projeto, mas devem se enquadrar no perfil de desenvolvedoras de atividades inovadoras para as etapas científicas, tecnológicas, organizacionais e comerciais, incluindo investimentos em novas formas de conhecimento, que visam a inovação de produtos e/ou processos.
A concessão dos investimentos, portanto, deverá estar associada a esforços de inovação nos últimos cinco anos, atendendo a pelo menos um dos requisitos que incluem, por exemplo, já ter recebido apoios do governo para P&D; ter histórico na área de Propriedade Intelectual/Direito Autoral nos últimos cinco anos, com registro de patente no INPI ou registro de direito autoral para software; ou a empresa estar instalada em incubadoras de base tecnológica ou parques tecnológicos. Mais informações sobre os quesitos podem ser obtidas no site https://www.acate.com.br/programa/inovacred-expresso-finep .
O que pode ser financiado
-
Equipamentos nacionais ou importados
-
Aquisição de softwares vinculados ao desenvolvimento de produto, processo ou serviço inovador
-
Matérias primas e materiais de consumo ligados a prototipagem ou lotes pioneiros
-
Serviços de consultoria tecnológica
-
Marketing e Comercialização do produto/processo/serviço inovador
-
Patenteamento e Licenciamento
-
Compra de Tecnologia
-
Treinamento
-
Testes e certificação