LinkLab retoma eventos presenciais e promove conexões em Joinville
O primeiro LinkLab Roadshow realizado na última sexta-feira (01), em meio a programação do Encontro da Rede Catarinense de Centros de Inovação, no Ágora Tech Park, aproximou o programa de inovação aberta às corporates da região Norte de Santa Catarina. Além disso, o evento do LinkLab promoveu networking, com o objetivo de gerar conexões, e apresentou insights sobre o impacto da inovação aberta na indústria 4.0.
A abertura do evento foi realizada por Sílvio Kotujansky, diretor de Novos Negócios e Inovação da ACATE, que apresentou como o portfólio de programas estratégicos da associação auxilia empresas. Entre os temas tratados por Kotujansky estavam a captação de investimento e a promoção da diversidade no empreendedorismo.
O diretor também destacou o retorno da atuação presencial do LinkLab através de eventos, como o de Joinville, após reduzir suas atividades em virtude da pandemia. “Embora tenhamos feito todo o processo remoto do LinkLab de uma forma magistral, com todas as entregas, o olho no olho e os encontros casuais fizeram falta. Agora, com mais segurança, a retomada tem sido fundamental, e já vemos indícios que os processos de inovação são acelerados”, afirma.
O LinkLab Roadshow também teve a participação de David Escobar, representante da Vertical Manufatura 4.0 da ACATE, que abordou em palestra a indústria 4.0 e como o relacionamento com startups pode ajudar as empresas. Cases e experiências de conexões entre startups e corporates realizadas através do LinkLab também foram apresentadas em painel sobre a inovação aberta e soluções data-driven na indústria. Esse bloco do evento contou com a participação de Leonardo Colin, UX designer no Laboratório de Inovações Corporativas da Clamed Farmácias, Lincoln Rezende, gerente de Inovação Digital da Arcelor Mittal, e Matheus Dellagnelo, CEO e cofundador da startup Indicium Tech.
Para Rezende, “foi muito oportuno esse evento, para matar a saudade de estar junto presencialmente nesse processo de colaboração. Porque tudo na inovação acontece através das conexões”, finaliza.
Dellagnelo também ressaltou o contato presencial com o ecossistema da ACATE no evento e destacou o apoio do programa de inovação aberta ao seu negócio. “A parceria com o LinkLab começou junto com a fundação da Indicium, há quatro anos. O nosso primeiro cliente no estado foi conquistado através do programa e o ambiente da ACATE foi um catalisador para a Indicium chegar onde está hoje” afirma. A startup possui atuação nacional e internacional através da conexão com a corporate Whirlpool, com sede fabril em Joinville.
O LinkLab possui uma de suas três unidades físicas em Joinville, localizada no Centro de Inovação Ágora HUB, que atua em cooperação com a Softville, polo ACATE na cidade. O ambiente oferece às corporates e startups participantes um espaço colaborativo de coworking, além de salas de reunião, call rooms e copa. Neste local, o programa de inovação aberta realiza eventos, como o LinkLab Roadshow e outros, que oportunizam conexões através de networking, workshops, treinamentos, pitches, mentorias, além de apoio especializado de parceiros e prestadores de serviço.
Sílvio Kotujansky comenta sobre a importância do espaço. “O conceito do LinkLab partiu de um espaço físico, com coworkings, que é o palco onde tudo acontece, e com o suporte de uma metodologia consolidada”, conclui o diretor.
Próximos eventos
Na próxima quarta-feira, dia 6 de outubro, o LinkLab realiza a segunda edição do Roadshow, no Centro de Inovação Blumenau, na cidade do Vale do Itajaí está localizado o polo regional ACATE/BLUSOFT. O evento terá início às 17 horas e também apresentará o tema “Indústria 4.0”, com a presença de representantes das corporates Clamed Farmácias, Porto Itapoá e a startup Equilibrium.
Para se inscrever no LinkLab Roadshow em Blumenau, clique aqui.