LinkLab aproxima soluções de startups aos desafios de órgãos do Governo do Estado de SC
O programa de inovação aberta LinkLab da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) estabeleceu a conexão de seis órgãos do Governo do Estado de Santa Catarina ao ecossistema de startups. Presidentes e gestores das instituições vinculadas ao executivo estadual puderam conhecer soluções inovadoras para aumentar a eficiência da administração pública durante reuniões realizadas na última quinzena de novembro, no Centro de Inovação ACATE Passeio Primavera, em Florianópolis (SC).
Participaram dos encontros as Secretarias de Estado de Indústria, Comércio e Serviço (Sicos) e de Meio Ambiente e da Economia Verde (Semae), os Institutos de Metrologia de Santa Catarina (Imetro/SC) e do Meio Ambiente (IMA/SC), além da Junta Comercial (Jucesc) e da agência de fomento Badesc. Representantes de cada um dos órgãos tiveram a oportunidade de explicar seus desafios e assistir à apresentação de pitches de empreendedores de tecnologia.
O diretor de Inovação e Novos Negócios da ACATE, Silvio Kotujansky, explica o papel do LinkLab no fomento às conexões. “Estabelecer o relacionamento entre as instituições públicas e o setor de tecnologia e inovação é uma forma de contribuirmos para impulsionar a entrega de serviços de qualidade para a sociedade. Por isso, reunimos um seleto grupo de 23 startups que desenvolvem soluções aderentes às necessidades específicas de cada órgão.”
Os encontros foram intermediados pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI) e o laboratório de inovação do Governo de SC, o Inovalab. Alexandre Silveira de Oliveira, coordenador do Inovalab, acompanhou a agenda de encontros e complementa sobre a iniciativa: “Seguindo as diretrizes do Marco Legal das Startups, o laboratório faz a ponte entre a iniciativa privada e os órgãos do Governo do Estado por meio de um ambiente de flexibilidade que permite um amplo diálogo, possibilitando melhorias no produto ou processo final. Com isso, ganha tanto a administração pública com mais eficiência, o cidadão que receberá mais qualidade no serviço público e, também, a atividade econômica ao vender novos produtos e processos para o governo,” destaca.
Para Oliveira, a avaliação dos encontros foi positiva ao estabelecer uma nova metodologia do laboratório conectando diretamente o alto escalão dos órgãos às soluções: “Os presidentes e gestores conhecem a fundo as estruturas internas e conseguem identificar com mais facilidade possíveis pontos de dores. Foi gratificante ver uma seleção grande de startups e vamos em busca de conhecer mais empresas.”
Representado a Semae, a diretora de Clima, Economia Verde, Energia e Qualidade Ambiental, Gabriela Brasil, ressaltou a alta capacitação dos empreendedores de tecnologia e a disponibilidade para entendimento dos desafios do órgão. “Este primeiro encontro foi de conversa e apresentação das alternativas possíveis. Outros alinhamentos para o desenvolvimento das soluções em conjunto são necessárias, mas já vimos apresentações interessantes”, afirma.
O Governo do Estado de SC é uma das oito instituições públicas que integram o grupo de corporates do programa de inovação aberta da ACATE ao lado de médias e grandes empresas. A metodologia do LinkLab apoia as organizações na implementação de soluções tecnológicas desenvolvidas por startups, desde a identificação de desafios e em todas as etapas dos projetos para garantia de atingimento dos melhores resultados a partir dos negócios gerados.
As oportunidades para as startups se conectarem às corporates são abertas em fluxo contínuo por meio desta página.
Fique por dentro do ecossistema através da newsletter, do LinkedIn e do Instagram da ACATE.