Livro digital possibilita edição barata e distribuição privilegiada
Quase todo mundo costuma pensar em histórias que dariam bons livros. No dia a dia, pessoas comuns já imaginaram narrativas incríveis, algumas mesmo até as colocaram no papel. Mas, a maioria das vezes o projeto acaba indo para o fundo da gaveta ou desaparece nas curvas da memória. Isso porque editar um livro não costuma ser tarefa fácil e barata.
Quase todo mundo costuma pensar em histórias que dariam bons livros. No dia a dia, pessoas comuns já imaginaram narrativas incríveis, algumas mesmo até as colocaram no papel. Mas, a maioria das vezes o projeto acaba indo para o fundo da gaveta ou desaparece nas curvas da memória. Isso porque editar um livro não costuma ser tarefa fácil e barata. O acesso às editoras está envolto em tantas complicações que, antes mesmo de chegar ao público, belas ideias morrem por conta das traças ou da desistência do escritor.
Porém, as novas tecnologias estão mudando esse cenário. O livro digital abre as portas para que escrever e divulgar o texto seja possível para todos. Editoras como a Bookess, incubada no MIDI Tecnológico, fazem do mercado brasileiro de livros digitais uma realidade. Usando computadores e internet para possibilitar ao escritor comum uma série de ferramentas editoriais, a empresa tem publicado novos autores e já conta com um catálogo de mais de oito mil livros disponíveis. “Todo autor sonha em ter seu livro publicado e vendido. Com a chegada dos livros digitais, este sonho é uma realidade”, afirma Marcos Passos, idealizador da Bookess.
Com a parceria que a Bookess acabou de firmar com a Apple, os horizontes de divulgação de seus autores estão ainda maiores. Por meio do Selo Boa Escolha, os livros editados pela Bookess estarão disponíveis no iBookstore, a loja on-line da Apple para a venda de livros digitais. “A possibilidade de vender o livro no iBookstore é um enorme reconhecimento para o autor, pois significa que o livro foi aprovado por uma editora e também pela própria Apple, que possui um processo de avaliação bastante rigoroso com relação à qualidade da formatação das obras aprovadas”, lembra Marcos.
O Selo Boa Escolha é a forma de a Bookess garantir a qualidade do material editado. “Com o Selo, o leitor saberá que, além do estilo literário adequado a seu gosto, ele terá uma obra de qualidade em três aspectos: qualidade textual (ortografia e gramática), capa profissional e diagramação”, confirma Marcos. A editora já conta com cem livros aprovados pelo Selo, devidamente adequados para serem distribuídos pelos mais de 30 países onde a Apple atua diretamente.
A Editora Bookess trabalha exclusivamente com a publicação de livros digitais e impressos sob demanda, um mercado que cresce rapidamente em todo o mundo. Embora os livros em papel ainda sejam maioria, as pesquisas mostram que o formato digital vai ganhar terreno nos próximos anos. No ano de 2008, quando iniciou seu trabalho, a Bookess contava com 276 livros em seu catálogo. Hoje, já são mais de 8,5 mil (Veja tabela abaixo). “A internet já se tornou um espaço literário alternativo às grandes editoras. Contudo, suas ferramentas não substituem os livros, mas servem para democratizar a edição dos textos. A Bookess é o meio pelo qual os escritores podem ver seu sonho enfim realizado”, finaliza Marcos.
Assessoria de imprensa da Bookess