Ponte para o Mundo: livro que desmistifica a internacionalização em empresas de tecnologia é lançado em agosto
Escrito para ser um guia para startups, scale-ups e empresas de tecnologia internacionalizarem, o livro Ponte para o Mundo: uma jornada pelo ecossistema de internacionalização será lançado no dia 30 de agosto. Com co-organização de Alexandre Noronha, Daniel Leipnitz e Rodrigo Lóssio, a obra compartilha o conhecimento de mais de 30 especialistas e lideranças em temas como governança corporativa, exportação de produtos e serviços, expatriação corporativa, aspectos jurídicos, contábeis e financeiros, marketing e comunicação internacional. O evento acontecerá às 19h, no auditório do Sebrae de Santa Catarina, em Florianópolis, com transmissão online. As inscrições estão disponíveis no link: https://ponte.tech/save-the-date
O pré-lançamento do Ponte para o Mundo ocorre alguns dias antes, durante o Startup Summit, evento sobre negócios e tecnologia que conectará mais de 10 mil pessoas, corporates, fundos de investimento e palcos de internacionalização nos dias 23, 24 e 25 de agosto, também em Florianópolis. O livro poderá ser comprado antecipadamente no stand do SEBRAE de Santa Catarina dentro do Startup Summit. Parte dos lucros das vendas desta edição serão repassados para projetos de inclusão social e formação em tecnologia.
Jornada de internacionalização
Segundo Alexandre Noronha, idealizador do Ponte para o Mundo, a ideia de organizar em livro a jornada para internacionalização de empresas surgiu após a leitura do Ponte para a Inovação, livro que conta a fórmula de construção de ecossistemas empreendedores em inovação. “Os livros seguem uma estrutura similar, de ser uma obra inédita, abrangente e interativa com o portal online, mas difere ao propor uma sequência lógica com check-lists de validação. A intenção é conduzir o leitor na jornada pelo ecossistema de internacionalização e falar das necessidades das startups, scale-ups e empresas de tecnologia pensarem em atuar globalmente desde seus estágios iniciais, e também apontar caminhos para empresas já constituídas se internacionalizarem, independente de seu porte”.
Para narrar as oportunidades e desafios no guia, foram utilizadas histórias reais de empresas, pessoas e entidades brasileiras que são exemplos em internacionalização, a exemplo do SC Business Hub – um escritório de representação oficial do empreendedorismo de Santa Catarina com unidades em Florianópolis e Boston, nos Estados Unidos, o qual teve um papel decisivo no apoio à internacionalização de entidades associativistas relevantes do ecossistema de inovação de Santa Catarina como a ACATE (Associação Catarinense de Tecnologia) e ACIF (Associação Empresarial de Florianópolis). A trajetória deste hub de internacionalização é contada em paralelo a de um de seus criadores, Klaus da Silva Raupp, brasileiro que foi em 2012 para o país norte-americano e construiu conexões do mercado internacional com Santa Catarina, e que contribuiu na elaboração do livro.
Organização
O Ponte para o Mundo está organizado em nove blocos de conteúdo divididos em 26 capítulos. “Nossa ideia foi apresentar esse guia com base no aprendizado de pequenas, médias e grandes empresas do mercado de tecnologia para que o leitor possa conhecer o processo a partir de quem já vivenciou a internacionalização e começar sua jornada com referências reais”, explica o também organizador, Daniel Leipnitz.
Os autores articulistas que elaboraram capítulos do livro têm especialidade prática e formação em áreas relacionadas ao ecossistema de internacionalização e seus conhecimentos se complementam na edição. São eles: Alexandre Noronha, Bruno Dias, Camila Paschoal, Carolina Schramm, Caroline Dalfovo, Cristina Mieko Costa Bando, Daniel Leipnitz, Diogo Garcia, Everton Gubert, Fabrycio da Silva Raupp, Felipe Longen Zaleski, Filipe Gallotti, Gustavo Delgado, Henrique Bilbao, Ivete Loeser Graziottin, José Vitor Lopes e Silva, Karina Regina Vieira Bazuchi, Klaus da Silva Raupp, Leandro Piazza, Leonardo Cardoso, Lisandro Vieira, Lucas Carlos Alban, Luciana Gatto, Luis Felipe Trovo, Manuel Mendes, Marcus Rocha, Marina Silva Paiva, Michelle Damasco Noronha, Rafael Rodrigues, Rafaela Zandavalli, Rodrigo Mendes, Rodrigo Olmedo, Rodrigo Alves Rodrigues e Thiago Schütz.
A produção do Ponte para o Mundo tem entre seus patrocinadores as empresas SC Business Hub, iNGLÊS iNC, LKC Capital, WTM International e apoio da Harpa Bridge, SEBRAE, ACATE, Silva Schütz Advogados, Silva, Santana & Teston Advogados e Lopes Advogados.
Fique por dentro do ecossistema através da newsletter, do LinkedIn e do Instagram da ACATE.