ManejeBem é selecionada em programa do BNDES de apoio a startups de impacto social
A ManejeBem, empresa de Florianópolis e associada à ACATE, está entre as 25 startups em estágio de tração selecionadas pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Consórcio AWL, composto por Artemisia, Wayra e Liga Ventures, para ser acelerada na 2ª edição do programa BNDES Garagem. Os negócios escolhidos são desenvolvedores de soluções para desafios socioambientais.
A empresa associada, integrante da Vertical de Negócios AgTech da ACATE, atua no desenvolvimento da agricultura familiar, através de assistência técnica agrícola por meio da implementação de tecnologias, difusão de informações e conexão de técnicos e agricultores. Entre os projetos da startup está o aplicativo Maneje Chat e a rede social Comunidade Maneje Bem.
A startup florianopolitana concorreu com outras 600 empresas na categoria Tração, em que os negócios já possuem produto comercializado e faturamento de até R$ 16 milhões. Ao todo o BNDES Garagem teve 1366 inscrições, sendo 766 em estágio inicial.
Juliane Blainski, CEO e cofundadora da ManejeBem, destaca a relevância do momento para a empresa. “A seleção é um reconhecimento do nosso potencial como startup e também a possibilidade de realizar capacitações e conexões para impulsionar nosso crescimento. A fase de tração é repleta de dores, como a consolidação do negócio, a conquista de novos clientes, expansão das operações e momento de ganhar a tão sonhada escala. Participar de programas de aceleração agregam muito em ajustes finos necessários e promove networking que auxilia a encurtar o caminho”, conclui.
O programa também buscou selecionar empresas que promovam a diversidade no empreendedorismo, apresentando os seguintes dados: 40% dos negócios escolhidos são liderados por mulheres e 27% por lideranças autodeclaradas negras.
Blainski ressalta o incentivo promovido pelo programa à diversidade. “A ManejeBem foi fundada e é liderada por três mulheres, sendo um negócio social para o agronegócio, que é predominantemente liderado por homens e possui um cenário com dificuldades para empreendedoras mulheres. Mas a presença feminina vem aumentando e ter apoio para essa diversificação de ideias é extremamente importante para o setor”, afirma.
A ManejeBem é reconhecida no ecossistema florianopolitano de inovação. Em 2018, foi uma das selecionadas para o programa Living Lab, realizado pela Rede de Inovação, iniciativa da ACATE com a Prefeitura Municipal de Florianópolis, em que dez empresas tiveram a oportunidade de validarem seus modelos de negócios e apresentarem soluções inovadores que contribuíssem para o desenvolvimento da capital catarinense. A proposta da startup foi uma plataforma de assessoria a agricultores urbanos e periurbanos e também de assistência a hortas urbanas implementadas em postos de saúde.