Marketing digital como ferramenta de projeção para negócios inovadores
As redes sociais voltadas a negócios inovadores foram o tema do minicurso ministrado pelo CEO da empresa Resultados Digitais, Eric Santos. Santos falou sobre o papel do marketing digital nos empreendimentos inovadores e sobre como as mídias sociais podem alavancar negócios e atrair público qualificado.
As redes sociais voltadas a negócios inovadores foram o tema do minicurso ministrado pelo CEO da empresa Resultados Digitais, Eric Santos. Santos falou sobre o papel do marketing digital nos empreendimentos inovadores e sobre como as mídias sociais podem alavancar negócios e atrair público qualificado.
O conteúdo produzido para blogs corporativos foi um dos temas abordados no minicurso. Santos destacou a importância de atrair leitores com temas abrangentes. “Não adianta gerar conteúdo apenas sobre o seu produto específico, mas também sobre o mercado onde o negócio está inserido”. Para ele, as mídias sociais são importantes replicadoras para esse tipo de conteúdo. “O Twitter e o Facebook são canais de promoção e direcionamento para o repositório de conteúdos – que pode ser o blog, por exemplo”, relata.
Santos falou sobre a importância da conversão dessas ferramentas em oportunidades de negócios. “A maioria das empresas de tecnologia são B2B, o que envolve um processo complexo de compra, que não está baseado no impulso, como o e-commerce convencional. Portanto, as starups pouco conhecidas deveriam aproveitar as mídias sociais como uma vitrine para os seus produtos e serviços”, analisa.
Porém, ainda existem gargalos a serem superados, que envolvem a falta de conhecimento sobre as mídias e a sua utilização direcionada ao ambiente corporativo, além da baixa oferta de profissionais especializados. Nas empresas de base tecnológica, outro desafio é a valorização do setor, que geralmente é subestimado. “O maior problema nas empresas de tecnologia é que os empreendedores não entendem o marketing (e não somente o marketing digital) como parte essencial de seu negócio”, explica.
Para que o marketing digital passe a entrar na agenda dos empreendedores, é preciso encarar as novas mídias como uma oportunidade para seus negócios, e não só um ambiente de relacionamento interpessoal. “Dependendo da maneira que forem utilizadas, as redes sociais podem se tornar mecanismos para conseguir maior lucro e visibilidade para a empresa. É uma possibilidade barata e fácil das startups se tornarem competitivas, mesmo junto a empresas de maior porte”, conclui.