Meios de pagamento online e novas tecnologias para e-commerce foram destaques no Digitalize-me
Palestras, trocas de conhecimento, conversas com especialistas e muito networking. Assim foi a primeira edição nacional do Digitalize-me, realizada nesta quarta-feira, em Florianópolis, que reuniu cerca de 500 pessoas na sede do Senai, na SC-401, para falar sobre comércio eletrônico no varejo (B2C). As palestras que mais chamaram a atenção do público, composto por profissionais da área, empreendedores, estudantes e professores, foram sobre meios de pagamento online, novas tecnologias e boas práticas para e-commerce.
Palestras, trocas de conhecimento, conversas com especialistas e muito networking. Assim foi a primeira edição nacional do Digitalize-me, realizada nesta quarta-feira, em Florianópolis, que reuniu cerca de 500 pessoas na sede do Senai, na SC-401, para falar sobre comércio eletrônico no varejo (B2C). As palestras que mais chamaram a atenção do público, composto por profissionais da área, empreendedores, estudantes e professores, foram sobre meios de pagamento online, novas tecnologias e boas práticas para e-commerce.
Essa foi a primeira de 20 edições do evento que serão realizadas em 14 cidades brasileiras neste ano. O Digitalize-me é organizado pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). Na Capital, contou com o apoio do Grupo Digital de Santa Catarina (GDSC) e da Flexy Negócios Digitais. A palestra que fechou a noite foi a do CEO da Koin e ex-vice presidente do Grupo Buscapé, Marcos Cavagnoli. Marcos abortou um sistema que permite o pagamento das cobras online após o recebimento do produto pelo consumidor, na mesma lógica das lojas físicas. O objetivo, segundo Cavagnoli, é quebrar a desconfiança e derrubar uma barreira que muitas vezes faz o público abandonar o carrinho de compras na internet.
Outra palestra que prendeu a atenção do público foi a de Ricardo Azevedo, da Agência Clinks, credenciada pelo Google para disponibilizar soluções em Google Adwords. A partir da tecnologia, as lojas online podem melhorar seu ranqueamento no Google e potencializar as vendas com anúncios cada vez mais direcionados de seus produtos. Palestraram também Valéria Bittencourt, coordenadora de e-commerce das Lojas Koerich, Fábio Ferreira, diretor de e-commerce do Angeloni, Fabiano Silva, sócio-diretor da KPL e Rafael Loddi, gerente de Marketing da Fastcommerce.
Santa Catarina terá outras duas edições em Blumenau e Joinville, respectivamente. O tema, nestes casos, será o comércio eletrônico B2B, no atacado. Para o diretor regional da ABComm/SC e sócio da Flexy Negócios Digitais, Cristiano Chaussard, o evento foi um sucesso de público, com alto nível de conteúdo. “Foi um grande passo que demos para integrar os profissionais da área e discutir assuntos relevantes sobre e-commerce em Santa Catarina”, afirmou.
As inscrições para as próximas edições podem ser feitas pelo site www.digitalizeme.com.br
Números provam ascensão do e-commerce – Último levantamento da consultoria e-Bit mostrou que o comércio virtual faturou 28% a mais em 2013, em relação ao ano anterior. Foram movimentados R$ 28,8 bilhões em vendas pela internet. O e-commerce brasileiro fechou o ano com 53 milhões e-consumidores e 37 mil lojas virtuais, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). Em 2014, a expectativa é alcançar 45 mil lojas e faturar R$ 39,5 bilhões neste ano.