Joinville é a melhor cidade do Brasil para fazer negócios no ramo industrial
Dados que apontam um saldo positivo de 1,4 mil empregos, crescimento de 3,7% das empresas da indústria de transformação, aumento de 9,95% da exportação de produtos industriais e concentração de 34% dos postos de trabalho no ramo industrial consolidam e elegem Joinville como a melhor cidade do Brasil para fazer negócios no ramo industrial, conforme o ranking lançado pela Urban Systems e divulgado pela Revista Exame.
A cidade do norte catarinense, que é polo na indústria regional e sede de grandes empresas nacionais e multinacionais, soma mais essa conquista neste ano, após ter sido a terceira colocada entre os municípios mais empreendedores do país e segunda melhor do Brasil em ambiente regulatório, conforme o Índice de Cidades Empreendedoras.
O Ranking das Melhores Empresas para Fazer Negócios destaca que o município é propício para a geração de novas empresas, com um tempo médio de abertura de CNPJ estimado em menos de dois dias. A localização do município também é ressaltada, por estar próxima a infraestrutura portuária e aeroportuária, que impulsionam a produção metalmecânica.
O ambiente empresarial de Joinville também fomenta a inovação aberta, onde grandes e médias empresas fazem negócios com startups. Uma das sedes do programa LinkLab da ACATE está situada na cidade e já realizou conexões de tecnologias de startups com a indústria local, entre elas, a Whirlpool e a Schulz. Já no portfólio do programa das Verticais de Negócios, a Associação reúne cerca de 80 empresas de tecnologia com soluções inovadoras para a indústria 4.0 e que agregam valor em serviços em áreas como Internet das Coisas (IoT), Big Data e Inteligência Artificial (IA).
A ACATE está presente no município por meio do polo regional Softville, que oferece a oportunidade das empresas fazerem parte do ecossistema de inovação sendo associadas ou participando de eventos sobre tecnologia. A Softville também é uma das incubadoras integrantes da Rede MIDITEC e que utiliza a metodologia premiada do programa de incubação da ACATE para formar empreendedores de startups com mentorias, capacitações e networking.
Melhores Cidades para Fazer Negócios: Florianópolis e outros municípios de SC se destacam
O Ranking das Melhores Cidades para Fazer Negócios analisa os municípios de acordo com o cenário macroeconômico e o potencial de investimento em infraestrutura e serviços. Ao listar as cidades, a iniciativa apresenta quais são as oportunidades de desenvolvimento em sete setores: indústria, saúde, comércio, mercado imobiliário, agropecuária e educação.
Em saúde, Florianópolis é destaque na terceira colocação do ranking. De acordo com o estudo, a capital catarinense registrou crescimento de 20,7% no setor de saúde e o investimento público na área chega a R$ 965,00 por habitante. No mesmo segmento, São José aparece na nona colocação.
No ramo do comércio, quatro cidades catarinenses figuram no top 15 do ranking: Itajaí (3ª), Florianópolis (5ª), Palhoça (7ª), Chapecó (13ª). Neste segmento, Floripa se destaca por ter subido desde a última edição, quando estava fora do top 100. A ascensão de Floripa se deve a agilidade no tempo para a abertura de empresas que é de pouco mais de meio dia e, também, ao crescimento de 3,5% do número de CNPJs do comércio varejista e de 4,9% no setor atacadista. Já na análise da área de serviços entre as cidades brasileiras, Florianópolis é a quinta colocada.
As Verticais de Negócios da ACATE e as oportunidades de desenvolvimento em SC
As Verticais de Negócios da ACATE são grupos que reúnem empresas de tecnologia de todo o estado de Santa Catarina para promover a inovação em 11 segmentos de mercado: AgTech, Construtech, Educação, Energia, Fintech, Manufatura 4.0, Peopletech, Saúde, Security Tech, Smart Cities e Varejo.
As empresas participantes de cada cluster se reúnem periodicamente para discutir sobre como as tecnologias podem transformar e gerar oportunidades em suas respectivas áreas de atuação. Além disso, esses grupos realizam diversos eventos com especialistas para tratar sobre os desafios e as tendências de mercado.
Para saber mais sobre as Verticais de Negócios, clique aqui.
*Foto: Prefeitura Municipal de Joinville/ Divulgação
Fique por dentro do ecossistema através da newsletter, do LinkedIn e do Instagram da ACATE.