Cidades de SC estão entre as melhores do Brasil para fazer negócios
O Ranking das Melhores Cidades para Fazer Negócios, elaborado pela Urban Systems e divulgado pela revista Exame no mês de dezembro de 2022, lista várias cidades catarinenses que são destaques em áreas econômicas, como Serviços, Indústria, Educação, Mercado Imobiliário e Agro.
A capital catarinense figura na primeira posição, como a melhor cidade para fazer negócios na área de educação. Em entrevista à revista Exame, o diretor da Urban Systems, Willian Rigon, aponta o crescimento do setor de tecnologia na cidade e as oportunidades para empreender no ramo educacional como fatores para a colocação do município: “A educação é de capital humano. E a capital de Santa Catarina tem a qualidade, a capacidade de empreender e gerar novos negócios no setor de ensino. Além disso, há investimento público já pensando no futuro em que as empresas vão precisar de mão de obra nas áreas de telecomunicação e de informática”, afirma.
A ACATE, enquanto representante do setor de tecnologia estadual, fomenta a qualificação de jovens e adultos para o mercado de trabalho em profissões de perfil tecnológico. Através de iniciativas de formação, das quais a entidade é parceira, apenas em 2022 impactou-se mais de 10 mil pessoas. Entre os projetos apoiados em Florianópolis estão o Floripa Mais Empregos, Pode Crer, Prototipando a Quebrada e Floripa Mais Tec.
Ainda no top 10 da categoria de Educação, outras cidades do estado estão listadas: Jaraguá do Sul (4ª), Lages (5ª), Palhoça (7ª) e Itajaí (9ª). A a capital catarinense aparece também na 4ª colocação do Ranking das Melhores Cidades para Fazer Negócios na categoria de Serviços. Na mesma área econômica, Jaraguá do Sul ocupa a 9ª posição, assim como a 12ª colocação em Indústria. Blumenau e Joinville ocupam a 14ª e a 15ª posição, respectivamente, na categoria de Mercado Imobiliário. Da serra catarinense, Lages ocupa a 14ª colocação.
Para compor o ranking, a Urban Systems levou em conta indicadores do macro-cenário das cidades quanto ao perfil de empregabilidade, diversidade econômica e índice de gestão fiscal, além dos impactos da pandemia e dados de vacinação. Para determinados setores, foram analisados também aspectos referentes à tecnologia, como densidade da banda larga e velocidade média da internet.
Para conferir o resultado completo do Ranking das Melhores Cidades para Fazer Negócios, clique aqui.