Plano de Ação ACATE – Covid-19: grupo de voluntários oferece mentoria gratuita para a tomada de decisões a curto prazo
O cenário adverso trazido pela pandemia do novo coronavírus tem alterado significativamente o contexto das empresas e as relações de trabalho. Pontos como a saúde mental e o fator humano passaram a ter uma relevância ainda maior no que corresponde ao cuidado. Por isso, com o objetivo de apoiar líderes e empresários na tomada de decisões no curto prazo, o eixo Saúde Mental e Boas Práticas, que integra o Plano de Ação ACATE – Covid-19, conta com uma rede de voluntários para prestar mentoria e aconselhar gratuitamente o empreendedor associado que precisa de ajuda. Desde que o trabalho foi iniciado, há pouco mais de um mês, o eixo soma 45 mentorias realizadas, 74 demandas por mentoria e 52 mentores cadastrados.
A oportunidade é uma via de mão dupla: há espaço para as empresas que precisam de ajuda e também para aquelas que querem ajudar. Na página do eixo, é possível fazer o cadastro para se voluntariar como mentor ou para solicitar mentoria para um assunto específico: Gestão Financeira, Gestão de Pessoas, Jurídico, Contábil, Gestão Estratégica, Comercial, Saúde Mental, Marketing, entre outras demandas trazidas pelos empresários. O eixo é responsável por reunir os empreendedores demandantes e identificar o voluntário ideal para a necessidade em questão. Além das mentorias, que são exclusivas do grupo de Saúde Mental e Boas Práticas, foram disponibilizados uma curadoria de conteúdos, orientações e ferramentas úteis para o momento atual, além de um conjunto de boas práticas.
O feedback das empresas que já utilizaram a solução tem sido bastante positivo. O diretor de Tecnologia da Mgtek, Thiago Mazuhy, conta que foi possível atingir o objetivo com a mentoria que recebeu. “Precisávamos tirar algumas dúvidas e também trocar ideia com alguém mais experiente. O mentor foi muito atencioso, não se mantendo somente no horário combinado, mas compartilhando materiais e se colocando à disposição para outras mentorias”, pontuou. Para o CEO da Previva, Gilberto Moura, foi uma ótima conversa. “Foram muitos insights e bastante proveitoso conversar com alguém com tanta vivência de mercado”, reforçou.
Ao todo, são sete eixos que compõem o Plano de Ação ACATE – Covid-19: Financeiro, Trabalhista, Tributário, Soluções Tecnológicas, Acesso ao Mercado, Renegociação com Fornecedores, e Saúde Mental e Boas Práticas. O Plano contempla ainda webinars disponíveis no canal da ACATE no Youtube, além de informações relacionadas à flexibilização na cobrança de mensalidades e de alguns benefícios. O Plano de Ação foi lançado há pouco mais de um mês e mais de 10 mil pessoas já acessaram os materiais disponibilizados pela entidade.