MIDI Tecnológico aponta as incubadas que mais se destacaram em 2014
As incubadas do MIDI Tecnológico foram analisadas de acordo com o engajamento e com o desempenho geral dos Planos Empresariais em 2014. Na primeira categoria, foram levados em conta critérios como horas de consultoria no ano, participação em cursos, reuniões, Happy Hour, entre outros. As duas startups que se destacaram nesses aspectos foram a Intradebook e a Aquarela, conquistando respectivamente o primeiro e o segundo lugar.
As incubadas do MIDI Tecnológico foram analisadas de acordo com o engajamento e com o desempenho geral dos Planos Empresariais em 2014. Na primeira categoria, foram levados em conta critérios como horas de consultoria no ano, participação em cursos, reuniões, Happy Hour, entre outros. As duas startups que se destacaram nesses aspectos foram a Intradebook e a Aquarela, conquistando respectivamente o primeiro e o segundo lugar.
“Ser incubada é um benefício que nós devemos à ACATE e ao SEBRAE/SC, portanto buscamos participar de todos os treinamentos que nos são oferecidos, é um respeito que a gente tem com a sociedade de tecnologia” diz Alfredo Kleper C. Lavor, fundador da Intradebook. Lavor ainda declara que o principal objetivo da startup para 2015 é iniciar o processo de internacionalização, criando uma filial na América Latina e outra na América do Norte.
Joni Hoppen, diretor financeiro e de operações da Aquarela, acredita que a empresa ter participado de todas as reuniões, cursos e palestras ofertadas ajudou a conquistar a boa posição no critério engajamento. “Nós colaboramos com a construção dos novos processos de incubação que vêm aí para as novas gerações. Como o nosso tempo no MIDI é limitado, a regra é aproveitar tudo” destaca.
Já para o desempenho geral, no âmbito do Programa de Gestão Estratégica, a avaliação se baseou no alcance das metas estabelecidas pelas incubadas em seus Planos Empresariais. Cada incubada tem uma média de cinco indicadores, acompanhados mensalmente pela plataforma Channel. A primeira posição ficou com a Ciaporte, seguida pela Nextt.
Segundo Marcos Matias, sócio-executivo da Ciaporte, a startup mereceu o primeiro lugar em desempenho geral pela execução do planejamento de 2014 com bom trabalho em equipe. “Todos os nossos colaboradores se empenharam para fazer as mudanças necessárias, tanto internas quanto no atendimento, essenciais para conseguirmos conquistar nossa meta de 2015, que é dobrar o faturamento” declarou.
Para Filipi Zimermann, sócio-fundador da Nextt, a empresa ficou bem posicionada graças ao time de colaboradores altamente competentes e preparados para cumprir os desafios. “Há no mercado uma grande deficiência de profissionais que executem o trabalho de designer de interface e software. Para mim o maior diferencial da Nextt é a qualidade da nossa equipe” afirmou.
De acordo com o coordenador geral da incubadora – que é gerida pela Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE) e mantida pelo Sebrae/SC -, Gabriel Sant'Ana Palma Santos, as atividades analisadas contribuem no processo de incubação para elevar a maturidade das empresas, desenvolver o potencial dos empreendedores e ampliar a rede de contatos. “Isso requer comprometimento e dedicação dos incubados”, explica. Para Sant’Ana, as iniciativas nesse sentido fazem a diferença não apenas para as empresas, mas também para a incubadora, uma vez que o processo evolui, na medida em que todos contribuem para melhores resultados.
Conheça as empresas que se destacaram:
Aquarela Inovação Tecnológica do Brasil – Coordena e executa projetos de Inteligência Competitiva (IC) para a tomada de decisão estratégica de gestores, aumentando o desempenho e a maturidade de cada organização. Os projetos têm como foco organizações ou associações que buscam se destacar em seu mercado de operação por meio da inovação. Entre os produtos da Aquarela destaque para dicionários corporativos (taxonomias), avaliação de projetos em Inteligência Competitiva, mapas de competência e mapas estratégicos. Mais informações: http://aquare.la/
IntradeBook Ltda. – Desenvolve o software InTrade, uma plataforma para operação de negócios de exportação e importação. A principal funcionalidade é auxiliar pequenas empresas a entrarem no comércio internacional por meio de facilidades inovadoras e linguagem acessível, além de integração com os prestadores de serviços de comércio exterior. Mais informações: http://www.intradebook.com/
Ciaporte Sistemas de Gestão – Produz softwares de gestão ERPs e atua em soluções para as áreas acadêmica, empresarial e jurídica. Desenvolve os produtos Ciaporte Acadêmico, Ciaporte Gestor e Ciaporte Legis para promover qualidade e gestão eficiente dos recursos nas empresas. Mais informações: http://www.ciaporte.com.br/
Nextt Desenvolvimento e Treinamento – Especializada no projeto de experiência do usuário, ajuda os clientes a criar produtos e serviços que proporcionam experiências engajantes. O trabalho vai desde a concepção e planejamento do projeto até a implementação da camada de visualização do software. Mais informações: http://www.nextt.com.br/
Reconhecimento nacional
O MIDI Tecnológico, com o projeto MIDI & Mercado, foi vencedor da categoria Melhor Projeto de Promoção da Cultura do Empreendedorismo (CEI) do 18° Prêmio Nacional de Empreendedorismo Inovador, promovido pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimento Inovador (Anprotec). Neste ano as empresas no MIDI puderam contar com consultorias em áreas estratégicas, como comunicação e marketing, recursos humanos, contabilidade, jurídica, entre outras. A incubadora também ofereceu uma série de cursos e mentorias em 2014 e implementou o Programa de Apadrinhamento, que aproxima as empresas nascentes de empresários já experientes, que atuam em áreas comuns.