MIDI Tecnológico completa 17 anos com 80 empresas formadas
A incubadora MIDI Tecnológico comemora nesta sexta-feira, 14 de agosto, os 17 anos da consagrada parceria entre a Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE), gestora da incubadora, e do Sebrae-SC, entidade mantenedora.
A incubadora MIDI Tecnológico comemora nesta sexta-feira, 14 de agosto, os 17 anos da consagrada parceria entre a Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE), gestora da incubadora, e do Sebrae-SC, entidade mantenedora. Em sua trajetória, o MIDI já apoiou 80 empresas de base tecnológica, contando atualmente com 17 incubadas e três pré-incubadas. Com seu processo seletivo em andamento, a incubadora registrou no último mês 87 inscrições para 11 oportunidades em aberto em pré-incubação e incubação virtual. As inscrições seguem até 24 de agosto.
Em fevereiro de 2015, o MIDI inaugurou sua nova sede, no Centro de Inovação ACATE – CIA Primavera, na chamada Rota da Inovação, na SC-401, com instalações comparáveis aos maiores centros de tecnologia do mundo, como no Vale do Silício.
O reconhecimento do trabalho desenvolvido pela incubadora reflete em conquistas para a instituição e suas incubadas. Em dezembro de 2014, o MIDI recebeu pela terceira vez em sua história o Prêmio Nacional de Empreendedorismo Inovador, concedido pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimento Inovador (Anprotec). Desta vez, como melhor incubadora do Brasil para Promoção da Cultura do Empreendedorismo. A premiação reforça as conquistas de 2008, Geração e Uso Intensivo de Tecnologias, e 2012, Desenvolvimento Local e Regional.
O sucesso da atuação pode ser verificado também pelo número de empresas do MIDI selecionados para outros programas de apoio a startups em 2015. De um total de 35 selecionados para o programa Promessas Endeavor Sebrae nesse ano, 14 foram empresas vinculadas ao MIDI. Uma incubada foi selecionada para a 5ª Turma do Programa de Capacitação StartupSC e outras quatro foram selecionadas para o Programa InovAtiva do Governo Federal, entre 125 empresas de todo país.
De acordo com o coordenador do MIDI, Gabriel Sant’Ana Santos, por essas e outras conquistas o MIDI tem se firmado como uma plataforma para o desenvolvimento de startups.
“Assim como elas, a incubadora também vem se reinventando. O MIDI reformulou seu modelo de negócios, prototipou um novo modelo de incubação e é cada vez mais procurada por fundos de investimento, grandes empresas e investidores anjo. Isso sem contar nas parcerias internacionais que vêm por aí. Que no ano que vem, aos 18 anos, o MIDI esteja ainda mais maduro e preparado para novos desafios”, conclui.