MIDI Tecnológico gradua sete empresas
A importância de passar pelo MIDI Tecnológico é destacada por Maurício Fiorese, sócio da graduada JExperts. “A incubação foi de extrema importância para a maturidade empresarial da empresa e de seus sócios. Nesse período, formamos uma base sólida para nosso crescimento sustentável, planejando e profissionalizando a gestão da empresa. Em 2008 tivemos um crescimento de mais de 90%. Se não tivéssemos passado pela incubadora, acredito que nosso crescimento seria bem mais lento, e nossos horizontes seriam bem limitados”, afirma Fiorese.
A incubação também impulsionou o processo de crescimento da AQX Instrumentação. “A passagem pelo MIDI acelerou bastante a formação e crescimento inicial da empresa. Acredito que o conjunto de assessorias e consultorias especializadas oferecidas foram um diferencial enorme. Além de dar uma base de apoio para a AQX, permitiu um aprendizado forte para o dia-a-dia da empresa. Acredito que aproveitamos bem cada consultoria oferecida e temos uma visão clara de que o apoio do MIDI foi fundamental para a nossa existência”, pondera Mauro Pacheco Ferreira, diretor-presidente da AQX.
Ser incubada do MIDI Tecnológico também foi fundamental para o crescimento da Arvus. “Sem a incubação seriam mais gastos e mais esforços com infraestrutura, atividades operacionais e contratações. A empresa tomaria muitos caminhos sem respaldos da incubadora – dos consultores, da capacitação adquirida, das informações que a incubadora trouxe -, aumentando a chance de estes caminhos serem os errados ou os menos adequados”, assegura Bernardo de Castro, sócio da Arvus.
A mesma avaliação é compartilhada por Fernanda Luchi, sócia da Labbo. “A incubadora contribuiu para acelerar o aprendizado profissional e assim passar por etapas de forma mais rápida e com mais discernimento”, ressalta Fernanda. “Sem a incubação o crescimento seria mais lento e a apresentação da Labbo perante o mercado não seria tão profissional”, complementa Giovane Pasa, sócio da Labbo.
Para a Anima Acústica, outro diferencial da incubadora importante para o desenvolvimento da empresa foi a integração entre as incubadas. “A convivência num condomínio de empresas de um mesmo setor é muito construtivo. O MIDI procura selecionar empresas com negócios que não concorram, isso possibilita a troca de experiências com novas empresas, com visões de mercado diferentes, novos produtos e ideias, além da possibilidade de formação de parcerias num ambiente complementar”, diz Vitor Litwinczik, sócio da Anima.
A troca de experiências também foi destacada por Dennis Kerr Coelho, sócio da graduada PalmSoft. “Para a PalmSoft foi muito importante o ambiente do MIDI, a interação com os outros empresários e as reuniões semanais que ajudavam a manter o foco no negocio. A incubadora contribuiu muito na melhoria dos processos de desenvolvimento e administração da empresa”, destaca o empresário. Para Felipe Zurita, sócio da Autocorp, a incubação foi crucial para o desenvolvimento da empresa no momento em que ela mais precisou. “O simples fato de ter sido aceito e ter passado por este processo faz com que a empresa seja vista com outros olhos pelo mercado. O relacionamento com outras empresas, e o rateio de custos e o acesso as consultorias e treinamentos foram também fundamentais para o crescimento da empresa”, explica Zurita.
Sobre o MIDI Tecnológico
Criada em agosto de 1998, a incubadora MIDI Tecnológico, de Florianópolis, já graduou 43 empresas, incluindo as que receberão seus certificados no dia 09 de março. Atualmente possui 14 incubadas residentes e uma virtual. Mantido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (SEBRAE-SC) e administrado pela Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE), o MIDI foi eleito, em 2008, a melhor incubadora de base tecnológica do Brasil pelo Prêmio Nacional de Empreendedorismo Inovador, promovido pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (ANPROTEC).
Perfil das empresas graduadas
Anima Acústica – www.animacustica.com.br
Desenvolve projetos e consultorias em acústica e foi incubada entre maio de 2005 e janeiro de 2009.
AQX Instrumentação – www.aqx.com.br
Desenvolve sistemas de aquisição de dados para monitoração de geradores de energia elétrica. Foi incubada entre dezembro de 2004 e novembro de 2007.
Arvus Tecnologia – www.arvus.com.br
Desenvolve soluções para agricultura de precisão e integrou o MIDI Tecnológico entre dezembro de 2004 e novembro de 2008.
Autocorp – www.autocorp.com.br
Desenvolver sistemas web para revendas e concessionárias de veículos. A empresa esteve incubada entre maio de 2005 e julho de 2008.
JExperts Tecnologia – www.jexperts.com.br
Desenvolve softwares e oferece consultoria e capacitação em gerenciamento de projetos. A empresa foi incubada entre setembro de 2005 e março de 2009.
Labbo Negócios Digitais – www.labbo.com.br
Atua na criação e desenvolvimento de sites e sistemas web e ficou incubada entre junho de 2005 e agosto de 2008.
PalmSoft Tecnologia – www.palmsoft.com.br
Especializada no desenvolvimento de jogos e aplicativos para celulares. A PalmSoft foi incubada entre julho de 2005 e maio de 2008.