MIDI Tecnológico recebeu sete novas empresas em 2009
Em 2009, a incubadora MIDI Tecnológico cresceu significativamente e recebeu sete novas empresas: ATTA, OBIZ, Netprecision, Chipus, Clean Life, i8 e Tecnoamb.
Em 2009, a incubadora MIDI Tecnológico cresceu significativamente e recebeu sete novas empresas: ATTA, OBIZ, Netprecision, Chipus, Clean Life, i8 e Tecnoamb. Mantido pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (SEBRAE/SC) e administrado pela Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE), o MIDI Tecnológico tem como objetivo prestar serviços de incubação aos chamados Empreendimentos de Base Tecnológica (EBT), incentivando o conhecimento técnico-científico na área, além de apoiar o desenvolvimento de pequenas empresas.
Atualmente são 14 incubadas residentes e cinco virtuais. Chipus, Clean Life, i8 e Tecnoamb foram as últimas empresas selecionadas para integrarem a incubadora.
Conheça o perfil das incubadas Chipus, Clean Life, i8 e Tecnoamb:
Chipus Microeletrônica
Fundada em novembro de 2008, a empresa surgiu em um momento propício, já que houve a criação de novas políticas de microeletrônica por parte do Governo Federal, segundo o engenheiro eletricista Murilo Pessatti, um dos sócios fundadores. “O governo brasileiro vem investindo em iniciativas para promover o ressurgimento da indústria de semicondutores e de microeletrônica no Brasil desde 2002, quando o Ministério da Ciência e Tecnologia lançou o PNM, Programa Nacional de Microeletrônica, além do Programa de Aceleração do Crescimento da C&T (PACC&T)”, diz. Motivada pelo resurgimento da indústria de semicondutores no Brasil, a Chipus Microeletrônica desenvolve projetos de circuitos integrados (CIs), licencia IPs (do inglês, Intelectual Property – Propriedade Intelectual) e oferece serviços de projetos e consultorias na área de projeto de circuitos integrados (chips). Necessidade de espaço físico para operar, consultorias e agilidade foram requisitos importantes oferecidos pelo MIDI Tecnológico para a incubação da Chipus, de acordo com Pessatti: “A empresa conseguiu na incubadora apoio para divulgação na imprensa, execução de uma consultoria de diagnóstico empresarial e auxílio no término da escrita do plano de negócios. Quanto ao apoio a captação de projeto, a empresa conta com a ajuda da incubadora no contato com empresas e trâmite para usufruir dos benefícios da Lei da Informática.”
Cleanlife
Criada em abril de 2009, a Cleanlife surgiu como mais uma opção no mercado tecnológico. Produtos biológicos para tratamento de efluentes industriais orgânicos e esgoto doméstico são os principais produtos oferecidos pela empresa, que faz parte do grupo LBE, com 18 anos de atuação na área de produtos agrícolas. “O diferencial da tecnologia de nossa empresa é o know-how que adquirimos ao longo dos anos no que tange aos beneficios na forma como os aminoácidos agem na degradação da matéria orgânica. Assim, por se tratar da mais conceituada incubadora de nosso estado e uma das melhores do país, seria de extrema importância para a Clean Life, poder ser integrante e poder se beneficiar de toda a estrutura oferecida aos incubados. Acreditamos que o sucesso fará parte desta parceria”, afirma Jóice Furhmann, diretora da empresa. A Clean life é a única no mundo a reduzir em até 98% os índices de nitrogênio e fósforo na água a partir desse processo, que já foi testado e está em fase final de registro no IBAMA.
i8
O administrador Carlos Penteado e o engenheiro Maurício Monzoni criaram em 2009 a empresa i8, uma startup em tecnologia especializada em sistemas de informações via internet por meio de aplicações embarcadas (celulares e palms), e sites para navegadores de internet (notebooks e desktops). Entre os produtos oferecidos, estão: Trade 10, que possibilita a elaboração de pedidos de vendas, pesquisa de mercado, entre outras facilidades, testado estado por empresas como Red Bull, LG e Bunge; Clínicas 10, que facilita o agendamento de consultas, acompanhamento de exames e demais tarefas que a área da saúde exige para administrar clínicas médicas, laboratórios e hospitais; Estoque 10, focado para o comércio on-line e Agenda de Vôo, um novo modelo de venda de passagens aéreas voltado a pessoas que viajam sempre ou cuja viagem vai ser programada com antecedência. oportunidade de estruturar a empresa através das consultorias, cursos e avaliações foram os diferenciais encontrados pela i8 no MIDI Tecnológico.
TecnoAmb
A empresa foi criada em agosto de 2005, mas começou atuar efetivamente em janeiro de 2007 fornecendo soluções tecnológicas na prevenção de acidentes ambientais e recuperação de áreas contaminadas. O engenheiro ambiental Marcio Roberto Schneider e o biólogo Marcio Luis Busi da Silva são os sócios fundadores da TecnoAmb. “A ideia de abrir a empresa surgiu ainda na universidade, com o objetivo de fornecer serviços de base tecnológica para o mercado crescente de engenharia ambiental, com foco principal no controle da poluição, principalmente, para os casos de derramamentos de compostos químicos perigosos em áreas industriais”, explica Marcio Schneider. Atualmente os principais produtos e serviços oferecidos pela empresa incluem modelagem e simulação matemática do transporte e transformação de contaminantes no solo, água e ar; avaliação de risco, projetos de remediação de solos e águas subterrâneas, desenvolvimento de tecnologias para o tratamento de valorização de resíduos e prevenção de acidentes ambientais. Um dos diferenciais tecnológicos da organização é o modelo matemático SCBR – Solução Corretiva Baseada no Risco (www.modeloscbr.com.br), desenvolvido para a Petrobrás em parceria com a UFSC e ESSS (empresa de base tecnológica). É o único software que simula a interferência do etanol em derramamentos de gasolina brasileira (com 24% de etanol). “As principais expectativas em relação à incubação são buscar apoio e assessoria na capacitação e amadurecimento empresarial, realizar parcerias com outras empresas incubadas para o desenvolvimento de produtos inovadores, trocar experiências e obter apoio na captação de recursos financeiros para a P&D junto aos órgãos de fomento”, declara Schneider.
Sobre o MIDI Tecnológico
Criada em agosto de 1998, a incubadora MIDI Tecnológico é mantida pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (SEBRAE-SC) e administrada pela Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE). O MIDI foi eleito, em 2008, a melhor incubadora de base tecnológica do Brasil pelo Prêmio Nacional de Empreendedorismo Inovador, promovido pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (ANPROTEC). A incubadora já graduou 43 empresas.
Mais informações podem ser obtidas com a coordenação do MIDI Tecnológico pelo telefone (48) 2107-2737 ou pelo site www.acate.com.br.